Saberes, identidades e autonomia na cultura docente da educação profissional e tecnológica.

Autores

  • Vera Fartes Universidade Federal da Bahia
  • Adriana Paula Q. Oliveira Santos Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Formação de Professores, Tecnologia, Autonomia, Cultura

Resumo

O artigo discute a formação dos professores da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil na perspectiva de construção de uma cultura profissional diante das alterações ocasionadas pelas políticas públicas para essa modalidade de educação no cenário mais amplo das exigências, mudanças e crise global do capitalismo. A noção de cultura tem a possibilidade heurística de enfatizar a subjetividade dos atores num coletivo centrado nas relações com o conhecimento, uma vez que os saberes partilhados, que articulam práticas sociais e identidades coletivas, possibilitam atitudes reflexivas sobre os conhecimentos mobilizados em contexto de trabalho. Para o desenvolvimento dessas ideias, o texto está organizado em quatro teses com o foco nos professores da Educação Profissional e Tecnológica: a primeira tese põe em destaque os dilemas e paradoxos vividos por esses profissionais; a segunda discute os saberes docentes na perspectiva da experiência profissional; a terceira aborda a identidade docente nesse tipo de curso como uma categoria histórica e culturalmente situada e a quarta tese discute a autonomia dos professores diante do desenvolvimento científico e tecnológico e das regulações do modelo gerencial das instituições de ensino.

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Publicado

31-08-2011

Como Citar

Fartes, V., & Santos, A. P. Q. O. (2011). Saberes, identidades e autonomia na cultura docente da educação profissional e tecnológica. Cadernos De Pesquisa, 41(143), 376–401. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/95

Edição

Seção

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