Enfrentando o desafio da escola: princípios e diretrizes para a ação
Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Ensino BásicoResumo
Este artigo examina pontos críticos que estão na base dos descompassos que a escola vive hoje. Trata das mudanças que precisariam operar-se para se pôr em movimento condições capazes de levar a uma reversão de perspectivas para a realidade escolar. Aborda a questão do direito subjetivo à educação básica; da necessidade de se cuidar de cada escola e não de um sistema em tese; dos parâmetros éticos a serem concretizados; da necessidade de uma cultura de sucesso e não de fracasso para a escola pública e do papel da avaliação e da participação. A partir daí, propõem-se ações que possam alavancar a escola em direção de mudanças qualitativamente desejáveisDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).