Ajudando a compreender textos escritos: Por que começar na educação infantil?

Autores

Palavras-chave:

Compreensão, Leitura, Educação Pré-escolar

Resumo

O artigo discute o desenvolvimento da compreensão de textos com crianças que ainda não leem convencionalmente. Com essa intenção, conduzimos uma revisão de pesquisas na área de psicologia cognitiva, com destaque para aquelas envolvendo a leitura compartilhada de histórias com crianças entre 4 e 5 anos. Na análise desses estudos, discutimos as implicações dos seus resultados para a ação pedagógica, avaliando o potencial de certos procedimentos metodológicos adotados para desenvolver a compreensão das crianças. Por fim, refletimos sobre alternativas de exploração tanto de estratégias de leitura quanto do conteúdo do texto com vistas a orientar a formação de “ouvintes ativos”, que produzem sentidos com base em textos que escutam e que, mais adiante, poderão ler autonomamente.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Perrusi Brandão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife (PE), Brasil

Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE, PhD em Psicologia pela University of Sussex com Pós-doutorado em Educação na University of Oxford. É professora titular do Centro de Educação da UFPE e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem  (CEEL); Atua no CMEI Professor Paulo Rosas, que funciona no campus da  UFPE.

Alexsandro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru (PE), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com período sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP) - Paris. Pós-doutor pela Université Sorbonne-Nouvelle - Paris 3. Professor Associado IV do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) dessa mesma universidade.

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Publicado

11-08-2023

Como Citar

Brandão, A. C. P., & da Silva, A. (2023). Ajudando a compreender textos escritos: Por que começar na educação infantil?. Cadernos De Pesquisa, 53, e09455. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9455

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo