Educar para a democracia: a importância da socialização legal
Palavras-chave:
Socialização, Democracia, Autoridade, JustiçaResumo
Neste artigo, examinamos o processo de socialização legal de crianças e adolescentes ao longo do tempo. O objetivo consistiu em investigar a relação entre as experiências vividas em casa e na escola e a formação de noções de valores democráticos legítimos. Para tanto, utilizamos uma amostra de 800 estudantes (de 11 a 14 anos de idade) residentes na cidade de São Paulo. Os dados analisados envolveram variáveis de comportamento como quebra de regras, percepção das leis, crença na justiça e cinismo legal. As análises estatísticas apresentadas mostram que a justiça procedimental se constitui como principal mecanismo gerador de legitimidade das autoridades. Concluímos que socializar as crianças a fim de obedecer à legitimidade das leis resulta em instrumento de educação para a democracia.
Downloads
Referências
Bobbio, N. (1986). O futuro da democracia: Uma defesa das regras do jogo. Paz e Terra.
Bottoms, A., & Tankebe, J. (2012). Beyond procedural justice: A dialogic approach to legitimacy in criminal justice. Journal of Criminal Law and Criminology, 102(1), 119-170. https://scholarlycommons.law.northwestern.edu/jclc/vol102/iss1/4
Brubacher, M. R., Fondacaro, M. R., Brank, E. M., Brown, V. E., & Miller, S. A. (2009). Procedural justice in resolving family disputes: Implications for childhood bullying. Psychology, Public Policy, and Law, 15(3), 149-167. https://doi.org/10.1037/a0016839
Cohn, E., Bucolo, D. O., Rebellon, C. J., & Van Gundy, K. (2010). An integrated model of legal and moral reasoning and rule-violating behavior: The role of legal attitudes. Law and Human Behavior, 34(4), 295-309. https://doi.org/10.1007/s10979-009-9185-9
Cohn, E., & White, S. (1990). Legal socialization: A Study of norms and rules. Springer.
Dalbert, C. (1999). The world is more just for me than generally: About the personal belief in a just world scale’s validity. Social Justice Research, 12, 79-98. https://doi.org/10.1023/A:1022091609047
Durkheim, É. (2010). Da divisão do trabalho social. Martins Fontes.
Fagan, J., & Tyler, T. R. (2005). Legal socialization of children and adolescents. Social Justice Research, 18(3), 217-242. https://doi.org/10.1007/s11211-005-6823-3
Gisi, B., & Adorno, S. (2021). Legitimidades, conhecimento e dominação política. Tempo Social, 33(3), 5-21. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2021.193038
Granot, Y., & Tyler, T. R. (2019). Adolescent cognition and procedural justice: Broadening the impact of research findings on policy and practice. Social and Personality Psychology Compass, 13(10), Artigo e12503. https://doi.org/10.1111/spc3.12503
Grover, H. M., Limber, S. P., & Boberiene, L. V. (2015). Does it matter if students experience school as a place of community? American Journal of Orthopsychiatry, 85(6), 79-85. https://doi.org/10.1037/ort0000131
Guimarães, J., & Cabral, C. S. (2019). Bullying entre meninas: Tramas relacionais da construção de identidades de gênero. Cadernos de Pesquisa, 49(171), 160-179. https://doi.org/10.1590/198053145708
Hinds, L. (2007). Building police-youth relationships: The importance of procedural justice. Youth Justice, 7(3), 195-209. https://doi.org/10.1177/1473225407082510
Hofer, M. S., Womack, S. R., & Wilson, M. N. (2020). An examination of the influence of procedurally just strategies on legal cynicism among urban youth experiencing police contact. Journal of Community Psychology, 48(1), 104-123. https://doi.org/10.1002/jcop.22242
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2011). Características étnico-raciais da população: Um estudo das categorias de classificação de cor ou raça 2008. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv49891.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2014). Censo Escolar 2014. Ministério da Educação. http://inep.gov.br/microdados
Jackson, J., Bradford, B., Hough, M., Myhill, A., Quinton, P., & Tyler, T. R. (2012). Why do people comply with the law? Legitimacy and the influence of legal institutions. British Journal of Criminology, 52(6), 1051-1071. https://doi.org/10.1093/bjc/azs032
Justice, B., & Meares, T. L. (2014). How the criminal justice system educates citizens. The Annals of the American Academy of Political and Social Science, 651(1), 159-177. https://doi.org/10.1177/0002716213502929
Laupa, M. (1991). Children’s reasoning about three authority attributes: Adult status, knowledge, and social position. Developmental Psychology, 27(2), 321-329. https://doi.org/10.1037/0012- 1649.27.2.321
Laupa, M. (1995). Children’s reasoning about authority in home and school contexts. Social Development, 4(1), 1-16. https://doi.org/10.1111/j.1467-9507.1995.tb00047.x
Lindsey, L. (2015). Gender roles: A sociological perspective. Routledge.
Nivette, A., Trajtenberg, N., Eisner, M., Ribeaud, D., & Peres, M. F. T. (2020). Assessing the measurement invariance and antecedents of legal cynicism in São Paulo, Zurich, and Montevideo. Journal of Adolescence, 83, 83-94. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2020.06.007
Owens, L., Shute, R., & Slee, P. (2000). “Guess what I just heard!” Indirect aggression among teenage girls in Australia. Aggressive Behavior, 26(1), 67-83. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098- 2337(2000)26:1<67::AID-AB6>3.0.CO;2-C
Pimentel, C. E., Gouveia, V., Diniz, P. K., Saenz, D. P., Santos, A. V., & Vieira, I. S. (2010). Evidências de validade de construto e precisão da escala geral do mundo justo. Boletim de Psicologia, 60(133), 167-180.
Piquero, A. R., Fagan, J., Mulvey, E. P., Steinberg, L., & Odgers, C. (2005). Developmental trajectories of legal socialization among serious adolescents offenders. Journal of Criminal Law Criminology, 96(1), 267-298. https://scholarship.law.columbia.edu/faculty_scholarship/440
Rebellon, C. J., Manasse, M. E., Van Gundy, K. T., & Cohn, E. S. (2012). Perceived injustice and delinquency: A test of general strain theory. Journal of Criminal Justice, 40(3), 230-237. https://doi.org/10.1016/j.jcrimjus.2012.02.001
Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Conselho Nacional de Saúde (CNS). Brasília, DF. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html
Rodrigues, H., & Gomes, A. M. M. (2017). Socialização legal e perfis de pré-adolescentes em São Paulo: Uma análise de correspondência. Crítica e Sociedade, 7(2), 181-206.
Rodrigues, H., & Gomes, A. M. M. (2019). Formação de atitudes em relação às leis: Um estudo sobre socialização legal de adolescentes em São Paulo. Revista Santa Rita, 14(28), 41-48.
Rodrigues, H., Gomes, A. M. M., Oliveira, R. T., Piccirillo, D., & Brito, R. C. (2017). Socialização legal de crianças e adolescentes: Revisão da literatura e desafios de pesquisa. Plural, 24(1), 105-123. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2017.127330
Schumpeter, J. (2017). Capitalismo, socialismo e democracia. Editora Unesp.
Stuart, J., Fondarco, M., Miller, S. A., Brown, V., & Brank, E. M. (2008). Procedural justice in family conflict resolution and deviant peer group involvement among adolescents: The mediating influence of peer conflict. Journal of Youth and Adolescence, 37(6), 674-684. https://doi.org/10.1007/s10964-007-9194-2
Tankebe, J. (2013). Viewing things differently: The dimensions of public perceptions of legitimacy. Criminology, 51(1), 103-135. https://doi.org/10.1111/j.1745-9125.2012.00291.x
Tapp, J. L. (1991). The geography of legal socialization: Scientific and social markers. Droit et Société, 19(1), 329-353.
Tapp, J. L., & Levine, F. J. (1974). Legal socialization: Strategies for an ethical legality. Stanford Law Review, 27, 1-72. https://doi.org/10.2307/1227929
Thomas, K. J. (2018). Justice perceptions and demographics of privilege among Brazilian adolescents. Psychological Reports, 121(6), 1086-1105. https://doi.org/10.1177/0033294117745886
Thomas, K. J., Rodrigues, H., Gomes, A. M. M., Oliveira, R. T., Piccirillo, D., & Brito, R. C. (2018). Parental legitimacy, procedural justice and adolescent compliance with parental rules among Brazilian preadolescents. International Journal of Child, Youth, and Family Studies, 9(3), 21-46. https://doi.org/10.18357/ijcyfs93201818275
Tisak, M. S., Crane-Ross, D., Tisak, J., & Maynard, A. M. (2000). Mothers’ and teachers’ home and school rules: Young children’s conceptions of authority in context. Merrill-Palmer Quarterly, 46(1), 168-187. https://www.jstor.org/stable/23093347
Trinkner, R., & Cohn, E. S. (2014). Putting the “social” back in legal socialization: Procedural justice, legitimacy, and cynicism in legal and nonlegal authorities. Law & Human Behavior, 38(6), 602-617. https://dx.doi.org/10.1037/lhb0000107
Trinkner, R., Cohn, E. S., Rebellon, C., & Van Gundy, K. T. (2012). Don’t trust anyone over 30: Parental legitimacy as a mediator between parenting style and changes in delinquent behavior over time. Journal of Adolescence, 35(1), 119-132. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2011.05.003
Tyler, T. R. (2006). Why people obey the law. Princeton University Press.
Tyler, T. R. (2011). Why people cooperate: The role of social motivations. Princeton University Press.
Tyler, T. R., Fagan, J., & Geller, A. (2014). Street stops and police legitimacy: Teachable moments in young urban men’s legal socialization. Journal of Empirical Legal Studies, 11(4), 751-785. https://doi.org/10.1111/jels.12055
Tyler, T. R., & Trinkner, R. (2017). Why children follow rules: Legal socialization and the development of legitimacy. Oxford University Press.
Van Gundy, K. T., Stracuzzi, N. F., Rebellon, C. J., Tucker, C. J., & Cohn, E. S. (2011). Perceived community cohesion and the stress process in youth. Rural Sociology, 76(3), 293-318. https://doi.org/10.1111/j.1549-0831.2011.00050.x
Weber, M. (2014). Economia e sociedade: Fundamentos da sociologia compreensiva (vol. 1). Editora UnB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).