Educar para a democracia: a importância da socialização legal

Autores

Palavras-chave:

Socialização, Democracia, Autoridade, Justiça

Resumo

Neste artigo, examinamos o processo de socialização legal de crianças e adolescentes ao longo do tempo. O objetivo consistiu em investigar a relação entre as experiências vividas em casa e na escola e a formação de noções de valores democráticos legítimos. Para tanto, utilizamos uma amostra de 800 estudantes (de 11 a 14 anos de idade) residentes na cidade de São Paulo. Os dados analisados envolveram variáveis de comportamento como quebra de regras, percepção das leis, crença na justiça e cinismo legal. As análises estatísticas apresentadas mostram que a justiça procedimental se constitui como principal mecanismo gerador de legitimidade das autoridades. Concluímos que socializar as crianças a fim de obedecer à legitimidade das leis resulta em instrumento de educação para a democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herbert Rodrigues, Missouri State University, Springfield (Missouri), Estados Unidos

Professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Missouri State University, EUA. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Justin Medina, Lycoming College, Williamsport (Pensilvânia), Estados Unidos

Professor do Departamento de Justiça Criminal do Lycoming College, EUA. É Doutor em Justiça Criminal pela Temple University, EUA.

Referências

Bobbio, N. (1986). O futuro da democracia: Uma defesa das regras do jogo. Paz e Terra.

Bottoms, A., & Tankebe, J. (2012). Beyond procedural justice: A dialogic approach to legitimacy in criminal justice. Journal of Criminal Law and Criminology, 102(1), 119-170. https://scholarlycommons.law.northwestern.edu/jclc/vol102/iss1/4

Brubacher, M. R., Fondacaro, M. R., Brank, E. M., Brown, V. E., & Miller, S. A. (2009). Procedural justice in resolving family disputes: Implications for childhood bullying. Psychology, Public Policy, and Law, 15(3), 149-167. https://doi.org/10.1037/a0016839

Cohn, E., Bucolo, D. O., Rebellon, C. J., & Van Gundy, K. (2010). An integrated model of legal and moral reasoning and rule-violating behavior: The role of legal attitudes. Law and Human Behavior, 34(4), 295-309. https://doi.org/10.1007/s10979-009-9185-9

Cohn, E., & White, S. (1990). Legal socialization: A Study of norms and rules. Springer.

Dalbert, C. (1999). The world is more just for me than generally: About the personal belief in a just world scale’s validity. Social Justice Research, 12, 79-98. https://doi.org/10.1023/A:1022091609047

Durkheim, É. (2010). Da divisão do trabalho social. Martins Fontes.

Fagan, J., & Tyler, T. R. (2005). Legal socialization of children and adolescents. Social Justice Research, 18(3), 217-242. https://doi.org/10.1007/s11211-005-6823-3

Gisi, B., & Adorno, S. (2021). Legitimidades, conhecimento e dominação política. Tempo Social, 33(3), 5-21. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2021.193038

Granot, Y., & Tyler, T. R. (2019). Adolescent cognition and procedural justice: Broadening the impact of research findings on policy and practice. Social and Personality Psychology Compass, 13(10), Artigo e12503. https://doi.org/10.1111/spc3.12503

Grover, H. M., Limber, S. P., & Boberiene, L. V. (2015). Does it matter if students experience school as a place of community? American Journal of Orthopsychiatry, 85(6), 79-85. https://doi.org/10.1037/ort0000131

Guimarães, J., & Cabral, C. S. (2019). Bullying entre meninas: Tramas relacionais da construção de identidades de gênero. Cadernos de Pesquisa, 49(171), 160-179. https://doi.org/10.1590/198053145708

Hinds, L. (2007). Building police-youth relationships: The importance of procedural justice. Youth Justice, 7(3), 195-209. https://doi.org/10.1177/1473225407082510

Hofer, M. S., Womack, S. R., & Wilson, M. N. (2020). An examination of the influence of procedurally just strategies on legal cynicism among urban youth experiencing police contact. Journal of Community Psychology, 48(1), 104-123. https://doi.org/10.1002/jcop.22242

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2011). Características étnico-raciais da população: Um estudo das categorias de classificação de cor ou raça 2008. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv49891.pdf

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2014). Censo Escolar 2014. Ministério da Educação. http://inep.gov.br/microdados

Jackson, J., Bradford, B., Hough, M., Myhill, A., Quinton, P., & Tyler, T. R. (2012). Why do people comply with the law? Legitimacy and the influence of legal institutions. British Journal of Criminology, 52(6), 1051-1071. https://doi.org/10.1093/bjc/azs032

Justice, B., & Meares, T. L. (2014). How the criminal justice system educates citizens. The Annals of the American Academy of Political and Social Science, 651(1), 159-177. https://doi.org/10.1177/0002716213502929

Laupa, M. (1991). Children’s reasoning about three authority attributes: Adult status, knowledge, and social position. Developmental Psychology, 27(2), 321-329. https://doi.org/10.1037/0012- 1649.27.2.321

Laupa, M. (1995). Children’s reasoning about authority in home and school contexts. Social Development, 4(1), 1-16. https://doi.org/10.1111/j.1467-9507.1995.tb00047.x

Lindsey, L. (2015). Gender roles: A sociological perspective. Routledge.

Nivette, A., Trajtenberg, N., Eisner, M., Ribeaud, D., & Peres, M. F. T. (2020). Assessing the measurement invariance and antecedents of legal cynicism in São Paulo, Zurich, and Montevideo. Journal of Adolescence, 83, 83-94. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2020.06.007

Owens, L., Shute, R., & Slee, P. (2000). “Guess what I just heard!” Indirect aggression among teenage girls in Australia. Aggressive Behavior, 26(1), 67-83. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098- 2337(2000)26:1<67::AID-AB6>3.0.CO;2-C

Pimentel, C. E., Gouveia, V., Diniz, P. K., Saenz, D. P., Santos, A. V., & Vieira, I. S. (2010). Evidências de validade de construto e precisão da escala geral do mundo justo. Boletim de Psicologia, 60(133), 167-180.

Piquero, A. R., Fagan, J., Mulvey, E. P., Steinberg, L., & Odgers, C. (2005). Developmental trajectories of legal socialization among serious adolescents offenders. Journal of Criminal Law Criminology, 96(1), 267-298. https://scholarship.law.columbia.edu/faculty_scholarship/440

Rebellon, C. J., Manasse, M. E., Van Gundy, K. T., & Cohn, E. S. (2012). Perceived injustice and delinquency: A test of general strain theory. Journal of Criminal Justice, 40(3), 230-237. https://doi.org/10.1016/j.jcrimjus.2012.02.001

Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Conselho Nacional de Saúde (CNS). Brasília, DF. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html

Rodrigues, H., & Gomes, A. M. M. (2017). Socialização legal e perfis de pré-adolescentes em São Paulo: Uma análise de correspondência. Crítica e Sociedade, 7(2), 181-206.

Rodrigues, H., & Gomes, A. M. M. (2019). Formação de atitudes em relação às leis: Um estudo sobre socialização legal de adolescentes em São Paulo. Revista Santa Rita, 14(28), 41-48.

Rodrigues, H., Gomes, A. M. M., Oliveira, R. T., Piccirillo, D., & Brito, R. C. (2017). Socialização legal de crianças e adolescentes: Revisão da literatura e desafios de pesquisa. Plural, 24(1), 105-123. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2017.127330

Schumpeter, J. (2017). Capitalismo, socialismo e democracia. Editora Unesp.

Stuart, J., Fondarco, M., Miller, S. A., Brown, V., & Brank, E. M. (2008). Procedural justice in family conflict resolution and deviant peer group involvement among adolescents: The mediating influence of peer conflict. Journal of Youth and Adolescence, 37(6), 674-684. https://doi.org/10.1007/s10964-007-9194-2

Tankebe, J. (2013). Viewing things differently: The dimensions of public perceptions of legitimacy. Criminology, 51(1), 103-135. https://doi.org/10.1111/j.1745-9125.2012.00291.x

Tapp, J. L. (1991). The geography of legal socialization: Scientific and social markers. Droit et Société, 19(1), 329-353.

Tapp, J. L., & Levine, F. J. (1974). Legal socialization: Strategies for an ethical legality. Stanford Law Review, 27, 1-72. https://doi.org/10.2307/1227929

Thomas, K. J. (2018). Justice perceptions and demographics of privilege among Brazilian adolescents. Psychological Reports, 121(6), 1086-1105. https://doi.org/10.1177/0033294117745886

Thomas, K. J., Rodrigues, H., Gomes, A. M. M., Oliveira, R. T., Piccirillo, D., & Brito, R. C. (2018). Parental legitimacy, procedural justice and adolescent compliance with parental rules among Brazilian preadolescents. International Journal of Child, Youth, and Family Studies, 9(3), 21-46. https://doi.org/10.18357/ijcyfs93201818275

Tisak, M. S., Crane-Ross, D., Tisak, J., & Maynard, A. M. (2000). Mothers’ and teachers’ home and school rules: Young children’s conceptions of authority in context. Merrill-Palmer Quarterly, 46(1), 168-187. https://www.jstor.org/stable/23093347

Trinkner, R., & Cohn, E. S. (2014). Putting the “social” back in legal socialization: Procedural justice, legitimacy, and cynicism in legal and nonlegal authorities. Law & Human Behavior, 38(6), 602-617. https://dx.doi.org/10.1037/lhb0000107

Trinkner, R., Cohn, E. S., Rebellon, C., & Van Gundy, K. T. (2012). Don’t trust anyone over 30: Parental legitimacy as a mediator between parenting style and changes in delinquent behavior over time. Journal of Adolescence, 35(1), 119-132. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2011.05.003

Tyler, T. R. (2006). Why people obey the law. Princeton University Press.

Tyler, T. R. (2011). Why people cooperate: The role of social motivations. Princeton University Press.

Tyler, T. R., Fagan, J., & Geller, A. (2014). Street stops and police legitimacy: Teachable moments in young urban men’s legal socialization. Journal of Empirical Legal Studies, 11(4), 751-785. https://doi.org/10.1111/jels.12055

Tyler, T. R., & Trinkner, R. (2017). Why children follow rules: Legal socialization and the development of legitimacy. Oxford University Press.

Van Gundy, K. T., Stracuzzi, N. F., Rebellon, C. J., Tucker, C. J., & Cohn, E. S. (2011). Perceived community cohesion and the stress process in youth. Rural Sociology, 76(3), 293-318. https://doi.org/10.1111/j.1549-0831.2011.00050.x

Weber, M. (2014). Economia e sociedade: Fundamentos da sociologia compreensiva (vol. 1). Editora UnB.

Publicado

17-11-2022

Como Citar

Rodrigues, H., & Medina, J. (2022). Educar para a democracia: a importância da socialização legal. Cadernos De Pesquisa, 52, e09444. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9444

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo