As novas tecnologias e as relações estruturais entre educação e produção

Autores

  • Tomaz Tadeu da Silva

Palavras-chave:

Novas Tecnologias, Educação - Trabalho, Educação - Produção

Resumo

A partir de uma crítica sobre as relações entre as novas tecnologias e a educação o ensaio propõe uma análise estrutural e relacional das conexões entre trabalho e educação. Argumenta-se aqui que grande parte dessas pesquisas tende a apresentar um quadro demasiadamente otimista das modificações introduzidas pelas novas tecnologias no processo de trabalho, além de propor reformas educacionais baseadas num modelo liberal de oferta-demanda. Essas pesquisas são ainda criticadas por sua visão substancialista e essencialista das modificações introduzidas pelas novas tecnologias. O ensaio tenta desenvolver um quadro alternativo de análise centrado nas relações estruturais entre trabalho e educação. Uma tal análise demonstraria que as novas tecnologias na realidade deixam intocada a divisão social entre trabalho mental e trabalho manual.

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Biografia do Autor

Tomaz Tadeu da Silva

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Publicado

30-11-1993

Como Citar

Silva, T. T. da. (1993). As novas tecnologias e as relações estruturais entre educação e produção. Cadernos De Pesquisa, (87), 20–30. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/924

Edição

Seção

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