A dupla natureza da escola nova: psicologia e ciências sociais

Autores

  • Marcus Vinicius Cunha

Palavras-chave:

Educação no Brasil, Escola Nova, Ciências da Educação, Formação de Professores

Resumo

Este artigo discute as concepções fundamentais presentes no ideário de renovação educacional no Brasil, entre os anos de 1930 e 1945. Busca esclarecer que o pensamento pedagógico renovador é fortemente marcado por preocupações sociais; nesse quadro, os conhecimentos e técnicas oriundos da Psicologia são utilizados como meios para dar maior racionalidade à escola e ao trabalho do professor. Conclui que tanto a Psicologia quanto as ciências sociais fornecem à Escola Nova as bases teóricas para sua formulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Cunha

Downloads

Publicado

28-02-1994

Como Citar

Cunha, M. V. (1994). A dupla natureza da escola nova: psicologia e ciências sociais. Cadernos De Pesquisa, (88), 64–71. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/917

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)