A dupla natureza da escola nova: psicologia e ciências sociais

Authors

  • Marcus Vinicius Cunha

Keywords:

Educação no Brasil, Escola Nova, Ciências da Educação, Formação de Professores

Abstract

Este artigo discute as concepções fundamentais presentes no ideário de renovação educacional no Brasil, entre os anos de 1930 e 1945. Busca esclarecer que o pensamento pedagógico renovador é fortemente marcado por preocupações sociais; nesse quadro, os conhecimentos e técnicas oriundos da Psicologia são utilizados como meios para dar maior racionalidade à escola e ao trabalho do professor. Conclui que tanto a Psicologia quanto as ciências sociais fornecem à Escola Nova as bases teóricas para sua formulação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcus Vinicius Cunha

Published

1994-02-28

How to Cite

Cunha, M. V. (1994). A dupla natureza da escola nova: psicologia e ciências sociais. Cadernos De Pesquisa, (88), 64–71. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/917

Issue

Section

Articles