Educação, escola e participação

Autores

  • Thais Baptista Carvalho de Oliveira

Palavras-chave:

Educação, Escola, Participação

Resumo

O artigo discute os sentidos atribuídos à educação e à escola pelos alunos do 2º grau da rede pública do município do Rio de Janeiro. Discute, também, a relação escola-participação à luz das significações atribuídas à escola e à educação. Foram analisados depoimentos dos educandos a partir do quadro teórico fornecido pela Análise do Discurso, na linha de Michel Pêcheux. A opção por tal metodologia implicou uma visão particular do sujeito. Assim, este trabalho trata especificamente do sujeito-da-educação, uma vez que a reflexão pressupõe que não se pode falar do sujeito, genérico e universal, mas sim das diferentes posições que ele ocupa no texto. Por conseguinte, não se buscou encontrar o sentido de educação e escola, mas os vários sentidos que se abrigam sob esses temas e compreender os processos históricos que determinam a permanência de uns e o apagamento de outros. Concluiu-se o trabalho em favor de uma educação para a participação, plural e ética, como uma espécie de antídoto às formas de autoritarismo que impregnam os discursos da/sobre a educação, alertando sobre os riscos de se cair num ecletismo "neutro", em que ninguém tem razão, em que não há razão, em que tanto faz como tanto fez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Baptista Carvalho de Oliveira

Downloads

Publicado

31-05-1994

Como Citar

Oliveira, T. B. C. de. (1994). Educação, escola e participação. Cadernos De Pesquisa, (89), 59–71. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/904

Edição

Seção

Artigos