Sabedoria docente: repensando a prática pedagógica

Autores

  • Maria Helena G. Frem Dias-da-Silva UNESP - Araraquara

Palavras-chave:

1º Grau, Teoria Pedagógica, Cotidiano Escolar

Resumo

O caráter reflexivo do trabalho docente, as contradições detectadas entre o discurso e a ação dos professores, a ausência de isomorfismo entre as teorias e a prática pedagógica e a fragilidade do rótulo Ensino Tradicional como matriz analítica do cotidiano escolar são alvos de discussão neste trabalho. A investigação de uma "sabedoria docente" - crenças, valores, concepções e até procedimentos que norteiam o fazer dos professores, de natureza diversa quer do conhecimento científico, quer do senso comum - é aqui analisada e exemplificada mediante estudo realizado com professores de quintas séries do 1º Grau.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena G. Frem Dias-da-Silva, UNESP - Araraquara

Downloads

Publicado

31-05-1994

Como Citar

Dias-da-Silva, M. H. G. F. (1994). Sabedoria docente: repensando a prática pedagógica. Cadernos De Pesquisa, (89), 39–47. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/902

Edição

Seção

Artigos