Revisão sistemática da literatura brasileira sobre diretores escolares

Autores

Palavras-chave:

Liderança Escolar, Gestão Escolar, Diretor Escolar, Revisão Sistemática

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar quais são as características centrais da produção sobre diretores escolares no Brasil nas últimas três décadas. Foram analisados 40 estudos, em um universo de 691 trabalhos sobre gestão escolar, publicados no país de 1989 a 2019. As pesquisas foram elaboradas por 65 autores, provenientes de 37 instituições, majoritariamente da região Sudeste, e trataram de sete categorias centrais, sendo a seleção e formação dos diretores a que concentrou o maior número de estudos. Utilizaram, por fim, em sua maior parte, metodologia qualitativa, com foco na análise documental e na análise de discurso.

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Biografia do Autor

Lara Simielli, Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo (SP), Brasil

Professora do Departamento de Gestão Pública da EAESP/FGV. Doutora e Mestre em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV. Foi pesquisadora visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Stanford e professora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP).

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Publicado

14-09-2022

Como Citar

Simielli, L. (2022). Revisão sistemática da literatura brasileira sobre diretores escolares. Cadernos De Pesquisa, 52, e08984. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/8984

Edição

Seção

Políticas Públicas, Avaliação e Gestão