A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério
Palavras-chave:
Alfabetização, Formação de Professores, Alfabetização Escolar, Reciclagem DocenteResumo
A presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as concepções de alfabetização atualmente transmitidas nos cursos de Habilitação para o Magistério, da rede estadual de ensino de Campinas (SP). Baseia-se no pressuposto de que as condições sociais presentes, bem como o progresso teórico observado nos últimos anos, possibilitaram a superação do modelo de alfabetização considerado tradicional, em direção a um modelo de alfabetização considerado funcional. Os dados sugerem que a maioria das alunas do 4º ano dos cursos, bem como os docentes da disciplina Conteúdos Metodológicos da Língua Portuguesa, ainda apresenta concepções que podem ser consideradas tradicionais. As exceções são apresentadas pelas respostas das alunas e professora do CEFAM, dados que são aqui discutidos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).