A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério

Authors

  • Sérgio Antonio da Silva Leite UNICAMP
  • Cláudia Bernardino de Souza UNICAMP

Keywords:

Alfabetização, Formação de Professores, Alfabetização Escolar, Reciclagem Docente

Abstract

A presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as concepções de alfabetização atualmente transmitidas nos cursos de Habilitação para o Magistério, da rede estadual de ensino de Campinas (SP). Baseia-se no pressuposto de que as condições sociais presentes, bem como o progresso teórico observado nos últimos anos, possibilitaram a superação do modelo de alfabetização considerado tradicional, em direção a um modelo de alfabetização considerado funcional. Os dados sugerem que a maioria das alunas do 4º ano dos cursos, bem como os docentes da disciplina Conteúdos Metodológicos da Língua Portuguesa, ainda apresenta concepções que podem ser consideradas tradicionais. As exceções são apresentadas pelas respostas das alunas e professora do CEFAM, dados que são aqui discutidos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sérgio Antonio da Silva Leite, UNICAMP

Cláudia Bernardino de Souza, UNICAMP

Published

1995-08-31

How to Cite

Leite, S. A. da S., & Souza, C. B. de. (1995). A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério. Cadernos De Pesquisa, (94), 15–24. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/834

Issue

Section

Articles