Diferença e desigualdade: dilemas docentes no ensino fundamental

Autores

  • Vera Maria Candau Departamento de Educação da PUC - Rio de Janeiro
  • Miriam Soares Leite Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Grupo Focal, Multiculturalismo, Desigualdades Sociais, Professores

Resumo

Embora a incorporação das questões da diferença nas pesquisas e práticas educacionais tenha visivelmente se acentuado nos últimos anos, sua abordagem ainda traz mais inquietações do que respostas. Neste texto, pretendemos contribuir para tais discussões, focalizando a tensão desigualdade-diferença identificada em representações de professores e professoras expressas no grupo focal realizado no contexto da pesquisa Multiculturalismo, direitos humanos e educação: a tensão entre igualdade e diferença. Entre as diversas abordagens que vem se afirmando no continente latino-americano, operamos com a perspectiva intercultural. Desse modo, problematizamos as significações atribuídas à palavra "diferença" pelos participantes do grupo focal em tela, para, em conclusão, discutir a associação da expressão "diferença" a "preconceito" e "discriminação", assim como sua significação como "desigualdade". Destacamos a produtividade do grupo focal como alternativa de entrevista coletiva, na medida em que se mostrou espaço privilegiado para a interação dos participantes, oportunizando construções discursivas menos direcionadas pela pesquisa e mais próximas das suas práticas cotidianas.

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Biografia do Autor

Vera Maria Candau, Departamento de Educação da PUC - Rio de Janeiro

Miriam Soares Leite, Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

31-12-2011

Como Citar

Candau, V. M., & Leite, M. S. (2011). Diferença e desigualdade: dilemas docentes no ensino fundamental. Cadernos De Pesquisa, 41(144), 948–967. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/83

Edição

Seção

Outros Temas