Os domínios social e não-social da cognição e a lógica das representações ideológicas
Palavras-chave:
Domínios Social e Não-Social da Cognição, Ideologia, Representações ideológicas de Crianças e AdolescentesResumo
O artigo trata dos domínios social e não-social da cognição sob a perspectiva da Psicologia Genética. Relata investigação sobre a forma predominante de caciocínio (lógico-matemático versus sociovalorativo) e a existência de processo genético em certas representações ideológicas de criançase adolescentes frente a um instrumento especialmente elaborado, tendo por modelo provas piagetianas. Os resultados permitem concluir que a ativação de significados sociovalorativos pode ter interferido no raciocínio LM dos sujeitos e que talvez não haja propriamente "raciocínio social", mas critérios socialmente fundados para o conhecimento e representação do mundoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).