Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências

Autores

  • Eduardo Fleury Mortimer UFMG
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho USP

Palavras-chave:

Piaget, Vygotsky, Construção de Conhecimento

Resumo

Neste artigo procuramos discutir como diferentes referenciais teóricos permitem que se analise o processo de ensino-aprendizagem que ocorre na sala de aula de ciências sob diferentes ângulos. Para isso apresentaremos as principais idéias sobre as características do processo de ensino e sobre o papel do professor que se depreende de duas correntes teóricas: a teoria piagetiana e a teoria socioistórica ou sociocultural de Vygotsky. Sempre que possível usaremos, para ilustrar nossa exposição, exemplos retirados da nossa pesquisa realizada em sala de aula da oitava série do Ensino Fundamental, onde documentamos o processo de ensino-aprendizagem de explicações atomísticas para os estados físicos da matéria.

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Biografia do Autor

Eduardo Fleury Mortimer, UFMG

Anna Maria Pessoa de Carvalho, USP

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Publicado

29-02-1996

Como Citar

Mortimer, E. F., & Carvalho, A. M. P. de. (1996). Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências. Cadernos De Pesquisa, (96), 05–14. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/809

Edição

Seção

Artigos