A economia do ensino básico: o caso do Estado de Minas Gerais
Palavras-chave:
Educação, Economia da Educação, Despesas com Educação, Salário dos ProfessoresResumo
O presente trabalho analisa alguns aspectos relacionados com a economia do ensino básico no sistema estadual de educação do Estado de Minas Gerais. Considerando o período 1980-1993, apresentam-se as séries da "Receita Corrente Líquida do Estado", dos "Gastos com Educação", e dos "Gastos com Pessoal" nesse setor, em termos nominais e corrigidos pela inflação. Essa informação é completada com as séries sobre número de alunos e número de professores, discutindo-se algumas relações entre elas. Finalmente, apresentam-se evidências sobre a evolução do salário real dos professores, no período 1986-1994, que mostram a queda do poder aquisitivo dos mesmos nesses anosDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).