A produção teórica no Brasil sobre educação sexual
Palavras-chave:
Educação Sexual, Abordagens de Educação Sexual, Estado da ArteResumo
A presente pesquisa consistiu na análise da produção acadêmico-científica brasileira sobre Educação Sexual, do período de 1980 a 1993, tendo como principal objetivo investigar qual tem sido a abordagem de Educação Sexual predominante. Foram estabelecidas nove categorias de análise a partir das quais cada texto foi analisado e classificado. São apresentadas as principais características das várias Abordagens de Educação Sexual identificadas pela autora, que são úteis ao pesquisador e educador sexual no sentido de compreender quais as concepções filosóficas e pedagógicas que vêm norteando seu trabalho. Foi possível apreender dados significativos sobre o conhecimento até então produzido e identificar limitações ou lacunas que vêm prejudicando a sustentação do corpo teórico de conhecimento sobre esta temática. Além disso, diretrizes são apontadas para o aprimoramento do mesmoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).