A questão do movimento no cotidiano de uma pré-escola
Palavras-chave:
Movimento, Espaço, Interações, ConflitosResumo
Este artigo relata uma pesquisa realizada numa pré-escola em São Paulo, com o objetivo inicial de discutir a adequação das exigências e propostas do meio escolar às possibilidades psicomotoras das crianças, as quais situavam-se na faixa dos seis anos.A metodologia inspirou-se numa perspectiva etnográfica, recorrendo principalmente à observação direta do cotidiano escolar. Como referencial teórico para a coleta e análise de dados utilizamos a psicologia genética de Henri Wallon. A observação do dia-a-dia da pré-escola revelou uma atmosfera de conflitos e tensão nas interações entre professora e alunos: turbulência e impulsividade motora por parte desses e repreensões e advertências visando a contenção do movimento por parte daquela. Mostrando imbricadas inter-relações entre os diversos planos do meio escolar e a dinâmica de interações sociais que nele se estabelece, este estudo destaca como sugestão, que se reveja a compreensão que se tem do movimento infantil assim como o espaço dado a ele no cotidiano pré-escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).