Azul ou rosa? A segregação de gênero no ensino superior brasileiro, 2002-2016

Autores

  • Tayná Mendes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED-IFCS-UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil http://orcid.org/0000-0002-3531-5892
  • Luiza Houzel Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED-IFCS-UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil http://orcid.org/0000-0003-3180-8136
  • Bruna Milanki Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED-IFCS-UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil http://orcid.org/0000-0001-6851-6159
  • Carolina Medeiros Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED-IFCS-UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil http://orcid.org/0000-0003-2537-9101
  • Flávia Eduarda Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED-IFCS-UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil http://orcid.org/0000-0002-1938-1654
  • Pedro Elgaly Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED-IFCS-UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil http://orcid.org/0000-0002-4458-7320
  • Vivian de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED-IFCS-UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil http://orcid.org/0000-0003-4701-2095
  • Flavio Carvalhaes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED-IFCS-UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil http://orcid.org/0000-0002-3782-1326

Palavras-chave:

Relações de Gênero , Ensino Superior, Estratificação Social

Resumo

O artigo examina como estudantes dos sexos masculino e feminino estão alocados em diferentes grupos de curso do ensino superior brasileiro em 2002 e em 2016. Foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2014 e do Censo do Ensino Superior 2002 e 2016. Os resultados indicam que a conclusão do ensino superior é desproporcionalmente feminina, padrão que se intensificou na última coorte avaliada. Por outro lado, existem diferenças significativas indicando que mulheres estão sobrerrepresentadas em grupos de curso com menores retornos no mercado de trabalho. O padrão de segregação de gênero das escolhas educacionais é estável ao longo do tempo. No entanto, observou-se que isso não se deve a um comportamento estático da segregação de gênero nos grupos de curso, mas sim à compensação de cursos que diminuem e aumentam a segregação.

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Biografia do Autor

Tayná Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED-IFCS-UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Estudante de Ciências Sociais, Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade

Luiza Houzel, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED-IFCS-UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Estudante de Ciências Sociais, Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade

Bruna Milanki, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED-IFCS-UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Estudante de Ciências Sociais, Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade

Carolina Medeiros, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED-IFCS-UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Estudante de Ciências Sociais, Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade

Flávia Eduarda Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED-IFCS-UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Estudante de Mestrado do PPGSA-IFCS-UFRJ, Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade

Pedro Elgaly, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED-IFCS-UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Estudante de Ciências Sociais, Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade

Vivian de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED-IFCS-UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Estudante de Ciências Sociais, Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade

Flavio Carvalhaes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED-IFCS-UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professor do Departamento de Sociologia, Vice-Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade

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Publicado

29-10-2021

Como Citar

Mendes, T., Houzel, L., Milanki, B., Medeiros, C., Rocha, F. E., Elgaly, P., de Almeida, V., & Carvalhaes, F. (2021). Azul ou rosa? A segregação de gênero no ensino superior brasileiro, 2002-2016. Cadernos De Pesquisa, 51, e07830. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7830

Edição

Seção

Educação Superior, Profissões, Trabalho

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