Cecília Meireles e o temário da escola nova

Autores

  • Marcus Vinicius Cunha Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
  • Aline Vieira Souza Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto - USP

Palavras-chave:

Cecília Meireles, Escola Nova, Discurso Pedagógico, Retórica

Resumo

A poetisa Cecília Meireles foi signatária do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, histórico documento de 1932 redigido por Fernando de Azevedo e assinado por vinte e seis intelectuais, no qual se encontram as principais formulações do movimento educacional renovador denominado Escola Nova. O presente trabalho analisa a literatura já produzida sobre Meireles e textos da autora publicados entre 1930 e 1933 na coluna "Comentário" da "Página de Educação", seção dirigida por ela no jornal Diário de Notícias da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo do trabalho é mostrar que a poetisa expressava ideias e posicionamentos da Escola Nova no início da década de 1930, dentre os quais figuram a relação entre família e escola e o uso das artes como recursos educativos. Tendo por base a teoria da análise retórica, e considerando a peculiaridade do veículo de comunicação utilizado por Meireles, o trabalho abre perspectivas para a investigação das estratégias argumentativas que compõem o discurso pedagógico da autora.

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Biografia do Autor

Marcus Vinicius Cunha, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Aline Vieira Souza, Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto - USP

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Publicado

31-12-2011

Como Citar

Cunha, M. V., & Souza, A. V. (2011). Cecília Meireles e o temário da escola nova. Cadernos De Pesquisa, 41(144), 850–865. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/78

Edição

Seção

Outros Temas