Mapeando a pesquisa em educação das relações étnico-raciais

Autores

Palavras-chave:

Análise Bibliométrica, Relações Étnico-Raciais, Racismo

Resumo

O objetivo da pesquisa foi realizar uma análise bibliométrica da produção científica sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais na base de dados Web of Science (WoS). A amostra foi composta por 2.916 artigos, publicados em 384 fontes, no período de 1945 a 2019. Eles foram exportados da base WoS para o software RStudio, onde foi utilizado o pacote Bibliometrix. Junto à perspectiva quantitativa, foi aplicada uma análise qualitativa, baseada na análise de conteúdo de Bardin, considerando os artigos mais citados dos últimos 20 anos. A principal contribuição do artigo foi oferecer informações interessantes sobre a evolução do campo em âmbito internacional, por meio de um desenho quantitativo, possibilitando aos pesquisadores o reconhecimento de possíveis lacunas na área.

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Biografia do Autor

Leandra A. M. S. Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Urutaí (GO), Brasil

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Goiás (2003). Pós-Graduação "Lato-Sensu" em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2005). Atualmente é professor IV pela Secretaria da Educação de Goiás. Mestranda em Ensino Educação Básica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí.

Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília (DF), Brasil

Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (2017), Mestra na mesma área e instituição (2013). Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Goiás (2010). 

Atualmente é Professora EBTT no Instituto Federal de Brasília, e Professora do quadro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Atua principalmente nas seguintes áreas: ensino de Biologia (Tecnologias Educacionais) educação inclusiva e educação ambiental.

Cristiane Maria Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Urutaí (GO), Brasil

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Foi professora efetiva da Universidade Federal de Goiás e atualmente está vinculada ao Instituto Federal Goiano na condição de professora. Tem experiência na Educação Básica e em pesquisa principalmente os seguintes temas: Educação, Negros, Políticas Educacionais e História da Educação. É professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Goiano. 

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Publicado

2022-01-10

Como Citar

Rodrigues, L. A. M. S., Barbosa, M. L. de O., & Ribeiro, C. M. (2022). Mapeando a pesquisa em educação das relações étnico-raciais. Cadernos De Pesquisa, 52, e07753. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7753

Edição

Seção

Teorias, Métodos, Pesquisa Educacional