O Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da CAPES e a formação docente

Autores

  • Leda Scheibe Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Formação de Professores, Educação Básica, CAPES

Resumo

Neste texto é analisado o papel do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da Capes, no contexto das políticas de formação dos profissionais para o magistério da educação básica. Este conselho tem a função de subsidiar as Diretorias da Educação Básica da Capes na formulação de políticas e no desenvolvimento de atividades de suporte à formação de profissionais de magistério. Instalado em 2008, sua principal contribuição foi definir uma Política Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica, que resultou na publicação do Decreto n. 6.755/2009, com diretrizes e indicações estratégicas para esta formação. Na sequência desta definição, a falta de sistematização das atribuições do conselho prejudicou o acompanhamento das políticas e a sua efetiva possibilidade de contribuir para o delineamento das ações necessárias para sua execução, razão pela qual se torna necessária a revisão na gestão do seu funcionamento, decisivo para auxiliar a Capes a diminuir a distância entre o fomento à pesquisa e pós-graduação e o fomento aos programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica.

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Biografia do Autor

Leda Scheibe, Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

31-12-2011

Como Citar

Scheibe, L. (2011). O Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da CAPES e a formação docente. Cadernos De Pesquisa, 41(144), 812–825. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/76

Edição

Seção

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