A construção dialética de um currículo no ensino médio internacional

Autores

  • Silvia Elizabeth Miranda de Moraes Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Currículos, Ensino Médio, Educação Internacional, Metodologia Construtivista.

Resumo

Este estudo analisa o Bacharelato Internacional (IB), um currículo de ensino médio desenvolvido por 553 escolas internacionais em 75 países. Utilizou-se a metodologia construtivista baseada no círculo dialético-hermenêutico (Guba, Lincoln 1989). As questões abordadas pela pesquisa foram: o papel da escola internacional no cenário mundial e brasileiro; relação entre a escola e o mercado; como as categorias internacionalismo/regionalismo, flexibilidade/continuidade, ideologia/cultura/identidade cultural são trabalhadas no currículo. Concluiu-se que a tensão entre tais categorias favorece a construção dialética do currículo ajudando a criar condições para uma situação ideal de fala (Habermas, 1991); que a dependência do mercado local e internacional deve ser neutralizada para que o currículo possa ter uma perspectiva filosófica mais autônoma; e que, embora o currículo se insira ideologicamente na sociedade capitalista ocidental, oferece uma fuga à unidimensionalidade do homem pela via cultural.

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Biografia do Autor

Silvia Elizabeth Miranda de Moraes, Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

30-11-1998

Como Citar

Moraes, S. E. M. de. (1998). A construção dialética de um currículo no ensino médio internacional. Cadernos De Pesquisa, (102), 134–156. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/744

Edição

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