Escola como espaço de encontro entre políticas nacionais e locais

Autores

  • Maria Alice Setubal CEMPEC

Palavras-chave:

Gestão Participativa, Autonomia da Escola, Políticas Locais, Democratização, Qualidade do Ensino

Resumo

Esta é uma reflexão sobre o potencial da instituição escolar como articuladora entre macro e micro políticas, trazendo o exemplo de uma administração municipal brasileira atual. As diretrizes educacionais em vigor no país refletem a visão da escola como pólo potencialmente transformador, com imprescindível função social para a comunidade em que atua. A diversidade dos contextos locais requer mudanças no atual modelo de gestão pública, mobilizando a sociedade civil para participar de forma efetiva. Dada sua inserção privilegiada, a escola, desde que assuma ela também formas de gestão participativa, aparece como locus de articulação entre políticas nacionais e locais.

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Biografia do Autor

Maria Alice Setubal, CEMPEC

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Publicado

30-11-1998

Como Citar

Setubal, M. A. (1998). Escola como espaço de encontro entre políticas nacionais e locais. Cadernos De Pesquisa, (102), 121–133. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/743

Edição

Seção

Outros Temas