Estudo de práticas educativas a partir da obra de Lins do Rego

Autores

  • Ana Maria de Oliveira Galvão UFMG

Palavras-chave:

História da Educação, Leitura, Cinema, Leitor, Livros Didáticos, Literatura

Resumo

Neste trabalho buscou-se aprender como o acesso, pelos alunos, a certas obras, escritas (livros didáticos e não didáticos) e visuais (o cinema), concretizado em práticas educativas diversas, realizadas no interior da escola ou fora dela, contribuía para a formação de hábitos e a incorporação de valores previstos para a ação escolar, bem como para a ampliação e redefinição de parâmetros trazidos do universo de socialização primária. Investigou-se também como o acesso a essas obras contribuía para a modificação do cotidiano escolar, marcado pela rotina e pelo tédio, conferindo-lhe um novo sentido. A investigação de práticas educativas diversas, em situações distintas de aprendizagem, demonstrou que, diante de obras com características diferentes, o aluno leitor/espectador se encontrava em constante atividade no processo de reapropriação dos textos, reinventando e reinterpretando seus conteúdos, conferindo novos sentidos às realidades em que se inseriam.

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Biografia do Autor

Ana Maria de Oliveira Galvão, UFMG

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Publicado

30-11-1998

Como Citar

Galvão, A. M. de O. (1998). Estudo de práticas educativas a partir da obra de Lins do Rego. Cadernos De Pesquisa, (102), 108–120. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/742

Edição

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