Estudo de práticas educativas a partir da obra de Lins do Rego

Auteurs-es

  • Ana Maria de Oliveira Galvão UFMG

Mots-clés :

História da Educação, Leitura, Cinema, Leitor, Livros Didáticos, Literatura

Résumé

Neste trabalho buscou-se aprender como o acesso, pelos alunos, a certas obras, escritas (livros didáticos e não didáticos) e visuais (o cinema), concretizado em práticas educativas diversas, realizadas no interior da escola ou fora dela, contribuía para a formação de hábitos e a incorporação de valores previstos para a ação escolar, bem como para a ampliação e redefinição de parâmetros trazidos do universo de socialização primária. Investigou-se também como o acesso a essas obras contribuía para a modificação do cotidiano escolar, marcado pela rotina e pelo tédio, conferindo-lhe um novo sentido. A investigação de práticas educativas diversas, em situações distintas de aprendizagem, demonstrou que, diante de obras com características diferentes, o aluno leitor/espectador se encontrava em constante atividade no processo de reapropriação dos textos, reinventando e reinterpretando seus conteúdos, conferindo novos sentidos às realidades em que se inseriam.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ana Maria de Oliveira Galvão, UFMG

Téléchargements

Publié-e

1998-11-30

Comment citer

Galvão, A. M. de O. (1998). Estudo de práticas educativas a partir da obra de Lins do Rego. Cadernos De Pesquisa, (102), 108–120. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/742

Numéro

Rubrique

Outros Temas