Estudo de práticas educativas a partir da obra de Lins do Rego
Mots-clés :
História da Educação, Leitura, Cinema, Leitor, Livros Didáticos, LiteraturaRésumé
Neste trabalho buscou-se aprender como o acesso, pelos alunos, a certas obras, escritas (livros didáticos e não didáticos) e visuais (o cinema), concretizado em práticas educativas diversas, realizadas no interior da escola ou fora dela, contribuía para a formação de hábitos e a incorporação de valores previstos para a ação escolar, bem como para a ampliação e redefinição de parâmetros trazidos do universo de socialização primária. Investigou-se também como o acesso a essas obras contribuía para a modificação do cotidiano escolar, marcado pela rotina e pelo tédio, conferindo-lhe um novo sentido. A investigação de práticas educativas diversas, em situações distintas de aprendizagem, demonstrou que, diante de obras com características diferentes, o aluno leitor/espectador se encontrava em constante atividade no processo de reapropriação dos textos, reinventando e reinterpretando seus conteúdos, conferindo novos sentidos às realidades em que se inseriam.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).