A construção da escola do interior
Palavras-chave:
Educação Popular, Rio de Janeiro, Administração Escolar, Comunidade, Análise do EnsinoResumo
Este trabalho pretendeu analisar diacrônica e sincronicamente os processos de "construção" de uma escola de interior, no município de Sapucaia, RJ, relatada como "boa escola" tanto pelos profissionais que nela atuam, como pelos alunos e diferentes pessoas da cidade. Com uma pesquisa de inspiração etnográfica e a partir de 61 entrevistas com diferentes agentes que atuaram no estabelecimento nos últimos 50 anos, assim como de alunos, ex-alunos e pessoas idosas da comunidade; da observação participante durante um ano e da consulta a documentos, se foi construindo a história da escola. Para análise foram utilizados os conceitos de "hábitos" e "capital pedagógico" e a literatura referente à escola efetiva. As características do estabelecimento foram grupadas em três dimensões: a institucional, a pedagógica e a sociopolítica/cultural (André, 1995). Os dados mostraram que a escola, ao longo desse período, sofreu modificações profundas que se relacionam às mudanças ocorridas na sociedade e na educação e que os parâmetros para julgar a "boa escola" de hoje têm que ser diferentes dos do passado.Downloads
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