A imprensa periódica como uma empresa educativa no século XIX
Palavras-chave:
História da Educação, Educação, Brasil, Imprensa BrasileiraResumo
Este artigo parte da idéia de que para se recuperar, com maior fidelidade, a história da educação brasileira do século XIX, mais atenção deve ser dada às modalidades informais de educação. Dentre as várias modalidades como romances, jornais, revistas, sermões, teatro, pinturas, etc. que podem ter muito a dizer sobre o modo complexo pelo qual as culturas são produzidas, mantidas e transformadas, este artigo selecionou a imprensa cultural periódica. Inicialmente, serão abordados os traços gerais da imprensa latino-americana, da qual a brasileira faz parte, e, em seguida será estudado o periódico recifense O Carapuceiro, que teve grande destaque no cenário nacional como órgão educativo, durante a primeira metade do século XIX.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).