Avaliação de um programa de tutoria por pares na perspectiva da educação inclusiva

Autores

Palavras-chave:

Educação especial, Deficiência intelectual, Tutoria por pares, Inclusão

Resumo

 O objetivo do estudo foi propor um programa de Tutoria por Pares, no ensino fundamental – anos finais, e verificar sua influência na participação de um aluno público-alvo da educação especial (PAEE). Participaram um aluno PAEE, três alunos tutores, um professor de Língua Portuguesa e um de Matemática. A coleta de dados envolveu cinco sessões de observações iniciais, trinta contínuas, oito reuniões de tutoria e seis entrevistas iniciais e finais. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Evidenciou-se que a Tutoria por Pares contribuiu para a inclusão do aluno com deficiência intelectual no âmbito das interações e na sua capacidade de resposta às atividades em sala, o que culminou no aumento da sua participação e melhoras acadêmicas e sociais.

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Biografia do Autor

Kéren-Hapuque Cabral de Marins, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil

Programa de Pós Graduação em Educação Especial (PPGEEs)

 

 

Gerusa Ferreira Lourenço, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil

Programa de Pós Graduação em Educação Especial (PPGEEs)

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https://www. tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01443410500345172

Publicado

15-07-2021

Como Citar

Marins, K.-H. C. de ., & Lourenço, G. F. (2021). Avaliação de um programa de tutoria por pares na perspectiva da educação inclusiva . Cadernos De Pesquisa, 51, e07218. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7218

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo