Formando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarra

Autores

Palavras-chave:

Engenharia, Formação Profissional, Sociologia, Relações de Gênero

Resumo

Este artigo discute o processo de formação de engenheiros a partir de observações de uma disciplina de usinagem em um curso de Engenharia Mecânica. Subsidiaram a coleta de dados e sua interpretação a história da engenharia no Brasil, assim como a sociologia das profissões. Assim, entendeu-se como o conhecimento sistematizado desse grupo é mobilizado para marcar posições hierárquicas internas à profissão e em relação a grupos externos. Os dados apontam para uma hierarquização fundamentada na oposição entre formação acadêmica e práticas improvisadas do chão de fábrica, a despeito da estreita relação desses profissionais com tais práticas. Essa oposição assume contornos de forte violência simbólica quando deparada com a variável gênero no processo de formação desses engenheiros.

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Biografia do Autor

Daniel Guerrini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina (PR), Brasil

Departamento de Ciências Humanas e Sociais

Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Área: Sociologia

Amanda Yuri Nishiyama de Alencar, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina (PR), Brasil

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Área: Pedagogia

Lucas Pinheiro Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina (PR), Brasil

Graduando em Engenharia Mecânica

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Publicado

04-08-2020

Como Citar

Guerrini, D., Alencar, A. Y. N. de, & Santos, L. P. (2020). Formando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarra. Cadernos De Pesquisa, 50(176), 396–409. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7066

Edição

Seção

Artigos