Escolaridade e inserção no mercado de trabalho

Autores

  • Maria Eugenia Letelier G. PUC - SP

Palavras-chave:

Chile, Mercado de Trabalho, Brasil, Relações Educação-Trabalho

Resumo

Este artigo pretende situar a relação entre escolaridade e inserção no mercado de trabalho num período marcado pelo impacto das transformações produtivas (1988 e 1995), a partir da análise de dados do mercado de trabalho e escolaridade da População Economicamente Ativa - PEA - referentes à Grande Santiago (Chile) e Grande São Paulo (Brasil). Considera-se que, nesse período, foi elaborado um discurso que ressaltava o valor econômico da educação, sem suficiente sustentação empírica que ajudasse a verificar como a população é afetada pela dinâmica do mercado de trabalho e pelo aumento da oferta do sistema educacional. A competitividade internacional como meta é tida como tendência que dificulta a identificação das condições estruturais em que está inserida a relação entre educação e trabalho não permitindo, assim, conhecer a dinâmica dos atores sociais que se confrontam numa sociedade que constrói consensos excludentes em relação a numerosos setores. Para estes um maior nível educacional não assegurará melhores condições de vida enquanto não se modificarem as desigualdades originadas na estrutura do mercado de trabalho, pois justamente nesse período de transformações estão sendo geradas novas segmentações que tendem a aprofundar a desigualdade.

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Biografia do Autor

Maria Eugenia Letelier G., PUC - SP

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Publicado

31-07-1999

Como Citar

Letelier G., M. E. (1999). Escolaridade e inserção no mercado de trabalho. Cadernos De Pesquisa, (107), 133–148. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/682

Edição

Seção

Outros Temas