Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB

Autores

  • Alícia Bonamino PUC - RJ
  • Creso Franco PUC - RJ

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Avaliação da Educação, Sistema de Educação, SAEB

Resumo

Este trabalho focaliza o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, mais precisamente seu processo de institucionalização, as influências dos diversos atores envolvidos no processo, as interpretações extraídas pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC - a partir dos diversos ciclos e o significado para a educação brasileira da existência de um sistema de avaliação como o SAEB. As conclusões tematizam a mudança nos objetivos do SAEB ao longo dos ciclos, discutem o significado da opção por organização mais centralizada do SAEB e relacionam o perfil assumido pelo SAEB com demais aspectos da política educacional.

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Biografia do Autor

Alícia Bonamino, PUC - RJ

Creso Franco, PUC - RJ

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Publicado

30-11-1999

Como Citar

Bonamino, A., & Franco, C. (1999). Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB. Cadernos De Pesquisa, (108), 101–132. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/669

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