Escala de bem-estar docente (Ebed): desenvolvimento e validação

Autores

Palavras-chave:

Professores, Bem-Estar, Satisfação Profissional, Instrumento de Medida

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar o processo de construção e validação da Escala de Bem-Estar Docente (Ebed). Trata-se de um instrumento desenvolvido para identificar os fatores que contribuem para o bem-estar dos professores com o seu trabalho. Composta de 37 variáveis da dimensão objetiva do trabalho (socioeconômicas, relacionais, da atividade laboral e infraestruturais), foi aplicada em 353 professores da Educação Básica, que avaliaram esses itens quanto ao grau de satisfação/insatisfação que proporcionam. As análises, realizadas com a Correlação de Pearson e Análise de Componentes Principais (PCA), apontam que todas as variáveis têm correlação positiva e significativa com a variável “Feliz” (autopercepção de felicidade do professor com o trabalho), contribuindo e podendo ser validadas para medir o bem-estar docente.

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Biografia do Autor

Flavinês Rebolo, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande (MS), Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

Michel Constantino, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande (MS), Brasil

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco

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Publicado

04-08-2020

Como Citar

Rebolo, F., & Constantino, M. (2020). Escala de bem-estar docente (Ebed): desenvolvimento e validação. Cadernos De Pesquisa, 50(176), 444–460. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6531

Edição

Seção

Artigos