Escuta da criança em pesquisa e qualidade da educação infantil

Autores

  • Silvia Helena Vieira Cruz Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza (CE), Brasil
  • Sandra Maria de Oliveira Schramm Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza (CE), Brasil

Palavras-chave:

Crianças, Participação, Qualidade da Educação, Educação Infantil

Resumo

A partir da imagem que a Pedagogia da Infância vem construindo das crianças como ricas, competentes, diversas e com direitos, o artigo destaca as perspectivas acerca de experiências educativas. Com base em pesquisas que ouviram crianças e que foram realizadas no Brasil e publicadas entre 2008 e 2018, são trazidas vozes que expressam opiniões, desejos, reclamações, temores sobre temas como disciplina, brincadeiras, relações étnico-raciais e transição para o ensino fundamental. Essas vozes expressam a competência das crianças em avaliar os serviços educativos destinados a elas, e muitas falam de violações de direitos assegurados em documentos oficiais.

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Biografia do Autor

Silvia Helena Vieira Cruz, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza (CE), Brasil

Possui graduação em Psicologia (1979), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (1987) e também doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1994). Fez estágio de aperfeiçoamento no Departamento de Pesquisas da Fundação Carlos Chagas durante o ano de 2005 e pós-doutorado na Universidade do Minho (Braga-Portugal) de 2007 a 2008. É professora titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisas com crianças pequenas, trabalho pedagógico na Educação Infantil e formação de professores.

Sandra Maria de Oliveira Schramm, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza (CE), Brasil

Possui graduação em psicologia e cursou mestrado (2000) e doutorado (2009) em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. É professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, atuando com Educação Infantil. Atualmente realiza estudos de Pós-Doutorado, investigando a participação social das crianças na Educação Infantil

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Cruz, S. H. V., & Schramm, S. M. de O. (2019). Escuta da criança em pesquisa e qualidade da educação infantil. Cadernos De Pesquisa, 49(174), 16–34. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6035

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