Primeira infância: a visão do Banco Mundial

Autores

  • Helen Penn School of Education and Community Studies, University of East London Social Science Research Unit, Institute of Education, London University

Palavras-chave:

Banco Mundial, Globalização, Infância, Classe Social

Resumo

Este artigo examina a visão do Banco Mundial sobre a primeira infância como exemplo da globalização da infância. Argumenta que a globalização é caracterizada por um ponto de vista econômico neoliberal que exacerba a desigualdade entre nações ricas e pobres e entre ricos e pobres, dentro de cada país, bem como por um otimismo tecnológico-científico que enfatiza os benefícios das intervenções tecnológicas. O artigo mostra como esses dois aspectos da globalização influenciaram as políticas para crianças pequenas que o Banco Mundial vem promovendo ativamente. Recorre aos indícios apresentados pelo Banco Mundial para exemplificar as contradições inerentes a essa abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Penn, School of Education and Community Studies, University of East London Social Science Research Unit, Institute of Education, London University

Downloads

Publicado

31-03-2002

Como Citar

Penn, H. (2002). Primeira infância: a visão do Banco Mundial. Cadernos De Pesquisa, (115), 07–24. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/567

Edição

Seção

Tema em Destaque