Black Lives Matter nos currículos? Imprensa negra e antirracismo em perspectiva transnacional

Autores

Palavras-chave:

Racismo, Imprensa negra, Educação, Currículo

Resumo

O presente artigo discute alguns aspectos históricos das lutas antirracistas voltadas para a área da educação da população negra, em especial para o ensino de História, nos contextos dos Estados Unidos (EUA) e do Brasil, a partir principalmente da análise de artigos e reportagens publicadas em jornais da imprensa negra estadunidense e brasileira. Por meio dos exemplos aqui apresentados e analisados, é possível perceber como as populações negras têm produzido diferentes estratégias e têm obtido diferentes resultados na luta antirracista por educação e pela afirmação de sua humanidade ao longo da história do Brasil e dos EUA. 

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Biografia do Autor

Amilcar Araujo Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com um ano de estágio doutoral na Johns Hopkins University, nos Estados Unidos. Tem experiência nas áreas de Ensino de História, história das relações raciais, história e cultura afro-brasileiras, história oral, movimentos sociais e formação de professores. Fez pós-doutorado nas áreas de Educação e História na Columbia University, em Nova York, nos Estados Unidos (2015-2016) e é professor da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além de diversos capítulos de livros, artigos em revistas e congressos acadêmicos, publicou, com apoio da FAPERJ, o livro "O Mundo Negro": relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (2013), organizou o livro Educação das relações étnico-raciais no Brasil: trabalhando com histórias e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula (2014) e também organizou com Verena Alberti o livro Histórias do movimento negro no Brasil (2007), com Ana Maria Monteiro, o livro Ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas (2013), e com Warley da Costa o livro Educação e Diversidade em Diferentes Contextos (2015).

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Publicado

13-06-2019

Como Citar

Pereira, A. A. (2019). Black Lives Matter nos currículos? Imprensa negra e antirracismo em perspectiva transnacional. Cadernos De Pesquisa, 49(172), 122–143. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5589

Edição

Seção

Artigos