Infância, televisão e publicidade: uma metodologia de pesquisa em construção

Autores

  • Rita Marisa Ribes Pereira Faculdade de Educação da UERJ

Palavras-chave:

Infância, Televisão, Propaganda, Métodos de Pesquisa

Resumo

Este estudo tem como foco principal a relação estabelecida entre criança e publicidade televisiva. A perspectiva teórica e metodológica é baseada nas idéias de Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin e Oliviero Toscani. O objetivo é entender o contexto social e cultural mais amplo no qual essa questão é mantida sob permanente tensão, em especial em razão de algumas mudanças que o marcam acentuadamente: a emergência de novos agrupamentos familiares que, por diferirem dos arranjos nucleares tradicionais, demandam um reordenamento das relações criança-adulto; a desterritorialização do capitalismo e sua concentração no consumo; a fragmentação da vida cotidiana; a construção de uma política de vídeo e a inversão sofrida nos âmbitos públicos e privados; o lugar central hoje ocupado pela mídia e a constatação de que há uma hegemonia das tecnologias eletrônicas e virtuais nos processos de comunicação, bem como a pulverização dos espaços de saber. Nesse contexto, os meios audiovisuais - entre eles a televisão - têm compartilhado cada vez mais com a família e com a escola sua função educativa, ocasionando para ambas um grande desconforto: faz-se necessário, mais do que nunca, repensar o lugar social que ocupam.

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Biografia do Autor

Rita Marisa Ribes Pereira, Faculdade de Educação da UERJ

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Publicado

31-07-2002

Como Citar

Pereira, R. M. R. (2002). Infância, televisão e publicidade: uma metodologia de pesquisa em construção. Cadernos De Pesquisa, (116), 81–105. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/558

Edição

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