Por narrativas outras: educação e desracialização da experiência negra no Brasil

Autores

Palavras-chave:

educação, raça, nacionalidade, Brasil

Resumo

Neste artigo discutimos o processo histórico de construção de uma identidade nacional brasileira, que se fundamentou na racialização da experiência negra, algo ainda presente no processo formativo dos brasileiros. Apesar de todo o processo de desumanização sofrido, a população negra pode e deve ser retratada nos espaços educativos por meio de sua resistência e de suas lutas para escapar da “zona de não-ser” e do apagamento ontológico promovido na modernidade. Estruturamos o texto com base em três assuntos gerais, quais sejam: a) racismo, educação e a questão nacional no Brasil; b) os processos de racialização dos sujeitos negros; e c) resistência e agência negra enquanto caminho para a construção de novas narrativas na educação.

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Biografia do Autor

Priscila Martins Medeiros, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Estudos Sociologia e Estudos da Diáspora Africana (CNPq). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFSCar (NEAB/UFSCar). Coordenadora do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais da UFSCar (Gestão 2017-2018).

Paulo Alberto dos Santos Vieira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário Jane Vanini (Cáceres – MT). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Ação Afirmativa e Temas da Educação Básica e Superior (Grafife/CNPq). Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (NEGRA/UNEMAT).

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

Medeiros, P. M., & Vieira, P. A. dos S. (2019). Por narrativas outras: educação e desracialização da experiência negra no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 49(171), 288–307. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5497

Edição

Seção

Artigos