Formação de professores: limites e desafios na educação superior

Autores

  • Antonio Germano Magalhães Júnior Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fortaleza (CE), Brasil
  • Mônica Duarte Cavaignac Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fortaleza (CE), Brasil

Palavras-chave:

Educação Superior, Formação de Professores, Trabalho Docente

Resumo

Este artigo procura realizar uma reflexão acerca dos resultados de uma pesquisa financiada a partir de edital público, com o propósito de cartografar a formação, as práticas e os saberes dos professores dos cursos de licenciatura de uma universidade pública estadual. A investigação, de natureza qualitativa, envolveu estudos bibliográficos, documentais e de campo que se constituíram em dissertações, teses e estágio pós-doutoral na área de formação de professores, os quais apontaram a insuficiência de formação pedagógica dos docentes, inclusive daqueles que formam professores, a precarização das relações e condições de trabalho na instituição de ensino investigada e a falta de recursos públicos para suprir as demandas profissionais e institucionais.

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Biografia do Autor

Antonio Germano Magalhães Júnior, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fortaleza (CE), Brasil

Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará – UECE, vinculado ao Curso de Graduação em História, ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE (Mestrado e Doutorado), ao Doutorado e ao Mestrado em Políticas Públicas, e ao Mestrado em Ensino na Saúde – CMEPES. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC e em História pela UECE. Mestre e Doutor em Educação pela UFC. Pós-Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Mônica Duarte Cavaignac, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fortaleza (CE), Brasil

Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada ao Curso de Serviço Social e ao Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS). Graduada em Serviço Social pela UECE e em Direito pelo Centro Universitário Estácio de Sá. Mestra em Educação e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutora em Educação pela UECE.

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Publicado

29-10-2018

Como Citar

Magalhães Júnior, A. G., & Cavaignac, M. D. (2018). Formação de professores: limites e desafios na educação superior. Cadernos De Pesquisa, 48(169), 902–920. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5405

Edição

Seção

Artigos