Evolução do desempenho cognitivo dos jovens brasileiros no Pisa

Autores

  • Sergei Suarez Dillon Soares Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea
  • Paulo A. Meyer M. Nascimento Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea

Palavras-chave:

Pisa, Avaliação da Aprendizagem, Desenvolvimento

Resumo

O artigo analisa a evolução das habilidades cognitivas dos jovens brasileiros medidas pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos - Pisa. Reporta-se a resultados bem positivos. Apesar de um aumento considerável na porcentagem dos jovens aptos a fazer o Pisa e, portanto, uma forte redução na seletividade, a nota média brasileira subiu 33 pontos ao longo dos últimos nove anos. A posição relativa do país também aumentou: nossa nota média foi de 75% para 80% da nota média do grupo original de países que fizeram o Pisa em 2000. Em termos distributivos, a melhora foi mais proeminente na parte inferior da distribuição de habilidades cognitivas. Os centésimos na cauda inferior da distribuição de matemática viram suas notas aumentarem em torno de 70 pontos contra em torno de 30 pontos para os centésimos na cauda superior.

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Biografia do Autor

Sergei Suarez Dillon Soares, Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea

Paulo A. Meyer M. Nascimento, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea

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Publicado

30-04-2012

Como Citar

Soares, S. S. D., & Nascimento, P. A. M. M. (2012). Evolução do desempenho cognitivo dos jovens brasileiros no Pisa. Cadernos De Pesquisa, 42(145), 68–87. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/48

Edição

Seção

Outros Temas