O renovado conservadorismo da agenda pós-moderna

Autores

  • Maria Célia Marcondes Moraes Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis

Palavras-chave:

Pós-Moderno, Rorty, Richard, Educação

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir aspectos da agenda pós-moderna e a permanência de sua vitalidade nos dias de hoje. Seu ponto de partida são as idéias desenvolvidas pela autora em artigos anteriores, nos quais privilegia a crítica às principais propostas das tendências “pós”: o relativismo epistemológico, a suspeita em relação ao conhecimento objetivo e ao caráter estruturado das coisas e do mundo. Na primeira parte, retomam-se os textos de 1996 e 1998, que apresentam, ainda que rapidamente, as origens da “agenda pós” e indicam alguns de seus desdobramentos, notadamente a virada lingüística e a supressão das fronteiras entre História e Literatura; na segunda, recuperam-se as idéias expostas nos textos de 1998 e 2003, com vistas a mostrar algumas características do pensamento neopragmático de Richard Rorty. Finalmente, assinalam-se as principais repercussões desta ampla agenda na pesquisa e em práticas educacionais.

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Biografia do Autor

Maria Célia Marcondes Moraes, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis

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Publicado

31-08-2004

Como Citar

Moraes, M. C. M. (2004). O renovado conservadorismo da agenda pós-moderna. Cadernos De Pesquisa, 34(122), 337–357. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/477

Edição

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