Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa

Autores

  • Marlucy Alves Paraíso Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Pesquisa Educacional, Pós-Moderno, Educação, Brasil

Resumo

As correntes teóricas que conhecemos sob os rótulos de pós-estruturalismo e de pós-modernismo influenciaram profundamente, como sabemos, as teorizações e as pesquisas em diversos campos das ciências sociais e humanas nos últimos anos; uma influência que tem sido igualmente considerável na pesquisa em educação no Brasil. Os efeitos combinados dessas correntes, sintetizados talvez na chamada "virada lingüística", expressam-se naquilo que se convencionou chamar de "teorias pós-críticas em educação". Em seu conjunto, essas teorias utilizam uma série de ferramentas conceituais, de operações analíticas e de processos investigativos que as destacam tanto das teorias tradicionais como das teorias críticas que as precederam. Este artigo discute os efeitos dessas teorias sobre a pesquisa educacional brasileira. Traçando uma espécie de esboço de um mapa do campo dos estudos pós-críticos em educação no Brasil, este artigo mostra o início das discussões pós-críticas no campo educacional brasileiro, discute as principais temáticas exploradas por essas pesquisas e indica os principais traçados por elas efetuados, descrevendo as expansões, as fraturas, as conquistas e as aberturas produzidas no campo educacional brasileiro.

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Biografia do Autor

Marlucy Alves Paraíso, Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

31-08-2004

Como Citar

Paraíso, M. A. (2004). Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos De Pesquisa, 34(122), 283–303. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/475

Edição

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