As aspirações dos aprendizes: doutorandos em educação no Brasil

Autores

  • Camila Ferreira da Silva Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento – UIED/FCT – Universidade Nova de Lisboa – UNL –, Lisboa, Portugal
  • Mariana Gaio Alves Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento – UIED/FCT – Universidade Nova de Lisboa – UNL –, Lisboa, Portugal

Palavras-chave:

Educação, Doutoramento, Aspiração, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Refletir sobre os fenômenos educacionais não constitui exercício recente no contexto brasileiro. Porém os processos de autonomização e institucionalização de um espaço específico para pensar, investigar e formar novos quadros no âmbito estrito da Educação ganham materialidade na primeira metade do século XX e influenciam o ganho paulatino de pujança da área. Com o intuito de compreender as relações entre as aspirações dos doutorandos em Educação no Brasil e o próprio desenvolvimento dessa área do conhecimento, por meio da análise de 455 questionários respondidos pelos estudantes, o presente artigo situa-se no debate de influência bourdieusiana acerca da correspondência entre campo e habitus. O estudo revelou o poder das relações educativas nos processos de constituição e compartilhamento de um habitus próprio desse espaço acadêmico, de reprodução dos seus quadros e ainda de construção das aspirações dos doutorandos.

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Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva, Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento – UIED/FCT – Universidade Nova de Lisboa – UNL –, Lisboa, Portugal

Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade Nova de Lisboa (bolsista Erasmus Mundus).

Mariana Gaio Alves, Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento – UIED/FCT – Universidade Nova de Lisboa – UNL –, Lisboa, Portugal

Professora Auxiliar com Agregação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora na UIED (Unidade de Investigação e Desenvolvimento) da mesma Faculdade.

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Publicado

21-03-2018

Como Citar

Silva, C. F. da, & Alves, M. G. (2018). As aspirações dos aprendizes: doutorandos em educação no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 48(167), 280–308. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4725

Edição

Seção

Artigos