A formação profissional dos professores: um velho problema sob outro ângulo

Autores

  • Cecilia Maria Marafelli Colégio Pedro II – CPII –; pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Soced/PUC-Rio – e do Núcleo de Estudos em Educação Diferenciada – Nepedif/CPII –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Priscila Andrade Magalhães Rodrigues Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ –; pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Soced/PUC-Rio – e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Leped/UFRJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Zaia Brandão Professora titular emérita da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Faperj

Palavras-chave:

Sociologia, Formação de Professores, Profissão Docente, Pedagogia

Resumo

O objetivo do artigo é abordar a formação profissional do professor pelo ângulo da sociologia das profissões. A representação do magistério como “vocação” e as premissas da tendência natural feminina para desempenho de uma atividade  “maior” e superior às demais profissões – a de “educador” – trouxeram uma enorme ambiguidade para a formação dos professores. Nossa hipótese é que a disseminação dessa perspectiva contribuiu para a descaracterização profissional do magistério. A profissionalidade é condição necessária para a qualidade do exercício profissional, pois, ancorada no habitus profissional, viabiliza o desenvolvimento das ações razoáveis (“senso do jogo”) que, incorporadas pelas ações experimentadas no campo escolar, fundamentariam uma boa formação profissional.

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Biografia do Autor

Priscila Andrade Magalhães Rodrigues, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ –; pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Soced/PUC-Rio – e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Leped/UFRJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Priscila Andrade M. Rodrigues

Doutora e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação (Soced/PUC-Rio) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED/UFRJ). E-mail: priscilaapri@gmail.com  

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Marafelli, C. M., Rodrigues, P. A. M., & Brandão, Z. (2017). A formação profissional dos professores: um velho problema sob outro ângulo. Cadernos De Pesquisa, 47(165), 982–997. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4293

Edição

Seção

Artigos