O programa do livro didático para o ensino fundamental (1971-1976)

Autores

  • Mônica Maciel Vahl University of Canterbury, Christchurch, Nova Zelândia
  • Eliane Peres Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel –, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Palavras-chave:

Livro Didático, Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental, Instituto Nacional do Livro, Brasil

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre o Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental do Instituto Nacional do Livro – Plidef/INL –, que funcionou por meio de um sistema de coedição entre os setores público e privado entre os anos de 1971 e 1976. A partir do conceito de campo elaborado pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, buscou-se definir quais foram as condições históricas e sociais que permitiram a existência do campo do Plidef/INL Os dados foram coletados em documentos dos Poderes Executivo e Legislativo nacionais, além de reportagens de periódicos nacionais. Os resultados indicam as relações, por vezes conturbadas, entre o campo do Plidef/INL e os campos do poder político, literário e escolar.

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Biografia do Autor

Mônica Maciel Vahl, University of Canterbury, Christchurch, Nova Zelândia

Doutoranda em Educação pela University of Canterbury. Mestre em Educação e Licenciada em História pela Universidade Federal de Pelotas

Eliane Peres, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel –, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

30-05-2017

Como Citar

Vahl, M. M., & Peres, E. (2017). O programa do livro didático para o ensino fundamental (1971-1976). Cadernos De Pesquisa, 47(164), 562–585. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3792

Edição

Seção

Artigos