Novas tendências ou velhas persistências? Modernização e expansão educacional no Brasil

Autores

  • Murillo Marschner Alves de Brito Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil http://orcid.org/0000-0002-4969-554X

Palavras-chave:

Desigualdade Social, Educação, Modernização, Níveis de Ensino

Resumo

O artigo tem por objetivo investigar padrões de associação entre origens sociais e destinos educacionais nos níveis fundamental, médio e superior, ao longo do processo de modernização da sociedade brasileira. A análise baseia-se na agenda de pesquisa em modelos de progressão educacional e na agenda comparativa internacional que dela deriva. São apresentados resultados da estimação de modelos de progressão educacional a partir de dados dos censos demográficos entre 1960 e 2010, e os principais achados evidenciam parâmetros de desigualdade distintos por nível educacional – diminuição relativa na conclusão do ensino fundamental, desigualdades persistentes na conclusão do nível médio e desigualdades crescentes na entrada do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murillo Marschner Alves de Brito, Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Murillo Marschner Alves de Brito é sociólogo e professor do Departamento de Educação da Puc-Rio. Seus principais interesses de pesquisa incluem sociologia da educação, estratificação e desigualdades sociais, desigualdades educacionais, políticas públicas e metodologia de pesquisa

Referências

ALBERNAZ, Ângela; FERREIRA, Francisco; FRANCO, Creso. Qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 32, n. 3, p. 453-476, 2002.

ALVES DE BRITO, Murillo M. A dependência na origem: desigualdades no sistema educacional brasileiro e a estruturação social das oportunidades. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

ALVES, Fátima. Escolhas familiares, estratificação educacional e desempenho escolar: quais as relações?. Dados – Revista de Ciências Sociais, v. 53, n. 2, p. 447-468, 2010.

ALVES, Maria Tereza Gonzaga. Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 46, p. 271-296, 2010.

ALVES, Maria Tereza Gonzaga; SOARES, José Francisco. Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidade dos alunos. Educação em Revista, v. 45, p. 25-58, 2007.

AYALON, Hanna; SHAVIT, Yossi. Educational reforms and inequalities in Israel. The MMI hypothesis revisited. Sociology of Education, v. 77, p. 103-120, abr. 2004.

BARTHOLO, Tiago Lisboa; COSTA, Marcio. Evidências do impacto da composição social das escolas no desempenho dos alunos na rede pública do Rio de Janeiro. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 24, n. 42, p. 498-521, 2016.

BLAU, Peter; DUNCAN, Otis. The American occupational structure. New York: Wiley, 1967.

BREEN, Richard. Foundations of a neo-Weberian class analysis. In: OLIN-WRIGHT, E. (Org.). Approaches to class analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

BREEN, Richard; GOLDTHORPE, John. Explaining educational differentials. Towards a formal rational action theory. Rationality and Society, v. 9, n. 3, p. 275-305, 1997.

BREEN, Richard; JONSSON, Jan. Analyzing educational careers. A multinomial transition model. American Sociological Review, v. 65, n. 2, p. 754-772, out. 2000.

BREEN, Richard; LUIJKX, Ruud; MULLER, Walter; POLLACK, Reinhard. Nonpersistent inequality in educational attainment: Evidence from eight European countries. American Journal of Sociology, v. 114, n. 5, p. 1475-1521, 2009.

BROOKE, Nigel; FERNANDES, Neimar; MIRANDA, Isabela Pagani; SOARES, Tufi Machado. Modelagem do crescimento da aprendizagem nos anos iniciais com dados longitudinais da pesquisa GERES. Educação e Pesquisa, v. 40, n. 1, p. 77-94, 2014.

BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

CASTRO, Maria Helena. As desigualdades regionais no sistema educacional brasileiro. In: HENRIQUES, R. (Org.) Desigualdade e pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2000.

CHANG, Sang-Soo. Patterns and changes of educational attainment in Korea. In: ANNUAL MEETING OF THE RESEARCH COMMITTEE ON SOCIAL STRATIFICATION AND MOBILITY OF THE INTERNATIONAL SOCIOLOGICAL ASSOCIATION, 2003, Tóquio. Annals… Tóquio: Sunchon National University, 2003.

ERIKSON, Robert; GOLDTHORPE, John. The constant flux: a study of class mobility in industrial societies. Oxford: Oxford University Press, 1992.

ERIKSON, Robert; GOLDTHORPE, John; PORTOCARRERO, Luciene. Intergenerational class mobility in three western European countries: England, France and Sweden. The British Journal of Sociology, v. 30, n. 4, p. 415-441, 1979.

FERNANDES, Danielle Cireno. Race, socioeconomic development and the educational stratification process in Brazil. Research in Social Stratification and Mobility, v. 22, p. 365-422, 2005.

FRANCO, Creso; MANDARINO, Mônica; ORTIGÃO, Maria Isabel. O Projeto pedagógico e os resultados escolares. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 32, n. 3, p. 477-494, 2002.

GANZEBOOM, Harry; DE GRAAF, Paul; TREIMAN, Donald. A standard international socio-economic index of occupational status. Social Science Research, n. 21, p. 1-56, 1992.

GERBER, Theodore. Educational stratification in contemporary Russia: Stability and change in the face of economic and institutional crisis. Sociology of Education, v. 73, n. 4, p. 219-246, 2000.

GERBER, Theodore; HOUT, Michael. Educational stratification in Russia during the Soviet period. American Journal of Sociology, v. 101, n. 3, p. 611-660, 1995.

GOLDTHORPE, John; JACKSON, Michelle. Education-based meritocracy. The Barriers to its Realization. In: LAUREAU, A.; CONLEY, D. (Org.). Social class. How does it work? New York: Russel Sage Foundation, 2008.

GUIMARÃES, Nadya Araujo; BARONE, Leonardo Sangali; ALVES DE BRITO, Murillo Marschner. Mercado e mercantilização do trabalho no Brasil (1960-2010). In: ARRETCHE, M. (Org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

HASENBALG, Carlos; SILVA, Nelson Valle. Recursos familiares e transições educacionais. Cadernos de Saúde Pública, v. 18, p. 67-76, 2002.

HAUSER, Robert; FEATHERMAN, David. Equality of schooling. Trends and prospects. Sociology of Education, v. 49, n. 2, 1976.

HOUT, Michael. Maximally maintained inequality and essentially maintained inequality: Crossnational comparisons. Sociological Theory and Methods, v. 21, n. 2, p. 237-252, 2006.

HOUT, Michael; RAFTERY, Adrian; BELL, Eleanor. Making the grade. Educational stratification in the United States, 1925-1989. In: SHAVIT, Y.; BLOSSFELD, H. P. (Org.). Persistent inequality. Changing educational attainment in thirteen countries. Boulder: Westview Press, 1993.

IANELLI, Cristina; PATTERSON, Lindsay. Education and social mobility in Scotland. Research in Social Stratification and Mobility, v. 25, p. 219-232, 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico. Rio de Janeiro: IBGE, 1960.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico. Rio de Janeiro: IBGE, 1970.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico. Rio de Janeiro: IBGE, 1980.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico. Rio de Janeiro: IBGE, 1991.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico. Rio de Janeiro: IBGE, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION – ILO. School to Work Transition Survey: a Methodological Guide. Geneva, 2009.

KAREN, David. Changes in access to higher education in the United States: 1980-1992. Sociology of Education, v. 75, n. 3, p. 191-210, 2002.

KARLSON, Kristian. Multiple paths in educational transitions. A multinomial transition model with unobserved heterogeneity. Research in Social Stratification and Mobility, v. 29, p. 323-341, 2011.

KESLER, Christel. Educational stratification and social change: Evidence from German unification. European Sociological Review, v. 19, n. 5, p. 467-482, 2005.

KOSLINSKI, Mariane Campelo; ALVES, Fátima; LANGE, Wolfram Johannes. Desigualdades educacionais em contextos urbanos: um estudo da geografia de oportunidades educacionais na cidade do Rio de Janeiro. Educação e Sociedade, v. 34, n. 125, p. 1175-1202, 2013.

LIMA, Marcia. Access to higher education in Brazil. Inequalities, educational system and affirmative action policies. 2011. (ESRC working paper series). Disponível em: <http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/antigo/static/uploads/acces_higher_education_in_brazil_marcia_lima.pdf>. Acesso em: ago. 2003.

LUCAS, Samuel. Effectively maintained inequality: Education transitions, track mobility, and social background effects. American Journal of Sociology, v. 106, n. 6, p. 1642-1690, 2001.

LUCAS, Samuel; FUCELLA, Phillip; BERENDS, Mark. A neo-classical education transitions approach: A corrected tale for three cohorts. Research in Social Stratification and Mobility, v. 29, p. 263-285, 2011.

MARE, Robert. Social background and school continuation decisions. Journal of the American Statistical Association, v. 75, p. 295-305, 1980.

MARE, Robert. Change and stability in educational stratification. American Sociological Review, v. 46, n. 1, p. 72-87, 1981.

MARE, Robert; CHANG, Huey Ci. Family attainment norms and educational stratification in the United States and Taiwan: The effects of parent’s school transitions. In: FIELDS, Gary; GRUSKY, David; MORGAN, Stephen (Org.). Frontiers in economic and social mobility. Stanford: Stanford University Press, 2006.

MARTELETO, Letícia; CARVALHAES, Flávio; HUBERT, Celia. Desigualdades de oportunidades educacionais dos adolescentes no Brasil e no México. Revista Brasileira de Estudos Populacionais, v. 29, n. 2, p. 277-302, 2012.

MARTELETO, Letícia; GELBER, Denisse; HUBERT, Celia; SALINAS, Viviana. Educational inequalities among Latin American adolescents: Continuities and changes over the 1980s, 1990s and 2000s. Research in Social Stratification and Mobility, v. 30, p. 352-375, 2012.

MENEZES-FILHO, Naercio; KIRSCHBAUM, Charles. Educação e desigualdade no Brasil. In: ARRETCHE, M. (Org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

MILESI, Carolina. Do all roads lead to Rome? Effect of educational trajectories on educational transitions. Research in Social Stratification and Mobility, n. 28, p. 23-44, 2010.

MONTALVÃO, Arnaldo. Estratificação educacional no Brasil no século XXI. Dados – Revista de Ciências Sociais, v. 54, n. 2, p. 389-430, 2011.

OLIN-WRIGHT, Erik. Class structure and income determination. New York: Academic, 1979.

OLIN-WRIGHT, Erik. Foundations of a neo-marxist class analysis. In: OLIN-WRIGHT, Erik. Approaches to class analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

PASTORE, José; SILVA, Nelson Valle. Mobilidade social no Brasil. São Paulo: Makron Books, 2000.

PICANÇO, Felícia. Juventude por cor e renda no acesso ao ensino superior: somando desvantagens, multiplicando desigualdades? Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 30, n. 88, p. 145-181, 2015.

RAFTERY, Adrian; HOUT, Michael. Maximally maintained inequality: expansion, reform, and opportunity in Irish education, 1921-75. Sociology of Education, v. 66, n. 1, p. 41-62, 1993.

RIBEIRO, Carlos Antonio Costa. Desigualdade de oportunidades e resultados educacionais no Brasil. Dados – Revista de Ciências Sociais, v. 54, n. 1, p. 41-87, 2011.

RIBEIRO, Carlos Costa; CENEVIVA, Ricardo; ALVES DE BRITO, Murillo Marschner. Estratificação educacional entre jovens no Brasil: 1960-2010. In: ARRETCHE, M. (Org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

RIGOTTI, José Rangel. Variáveis de educação dos censos demográficos brasileiros de 1960 a 2000. In: RIOS-NETO, Eduardo; RIANI, Juliana (Org.). Introdução à demografia da educação. Campinas: Abep, 2004.

RIOS-NETO, Eduardo; GUIMARÃES, Raquel. The demography of education in Brazil: Inequality of educational opportunities based on grade progression probability. Vienna Yearbook of Population Research, v. 8, p. 283-312, 2010.

ROKSA, Josipa; VELEZ, Melissa. When studying schooling is not enough: Incorporating employment in models of educational transitions. Research in Social Stratification and Mobility, n. 28, p. 5-21, 2010.

SEWELL, William; HAUSER, Robert. Education, occupation and earnings. Achievement in the early career. New York: Academic, 1975.

SHAVIT, Yossi; BLOSSFELD, Hans Peter (Org.). Persistent Inequality. Changing Educational Attainment in Thirteen Countries. Boulder: Westview, 1993.

SILVA, Nelson Valle. Expansão escolar e estratificação educacional no Brasil. In: SILVA, Nelson Valle; HASENBALG, Carlos (Org.). Origens e destinos. Rio de Janeiro: Iuperj, Ucam, 2003.

SILVA, Nelson Valle; HASENBALG, Carlos. Tendências da desigualdade educacional no Brasil. Dados – Revista de Ciências Sociais, v. 43, n. 3, 2000.

SILVA, Nelson Valle; SOUZA, Alberto. Um modelo para a análise da estratificação educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 58, p. 49-57, ago. 1986.

SOARES, José Francisco. Measuring cognitive achievement gaps and inequalities: The case of Brazil. International Journal of Educational Research, v. 45, n. 3, p. 176-187, 2006.

SOARES, José Francisco; ALVES, Maria Tereza Gonzaga. Effects of schools and municipalities in the quality of basic education. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 149, p. 492-517, 2013.

SOARES, José Francisco; ALVES, Maria Tereza Gonzaga; XAVIER, Flavia Pereira. Effects of Brazilian schools on student learning. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 23, n. 1, p. 75-97, 2016.

SOARES, José Francisco; COLLARES, Ana Cristina Murta. Recursos familiares e o desempenho cognitivo dos alunos do ensino básico brasileiro. Dados – Revista de Ciências Sociais, v. 49, n. 3, p. 615-650, 2006.

SOARES, Tufi Machado; RIANI, Juliana Lucena; NÓBREGA, Mariana Calife; SILVA, Neimar Fernandes. Escola de tempo integral: resultados do projeto na proficiência dos alunos do ensino fundamental das escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, p. 111-130, 2014.

TORCHE, Florencia. Privatization reform and inequality of educational opportunity: the case of Chile. Sociology of Education, v. 78, p. 316-343, 2005.

TORCHE, Florencia. Economic crisis and inequality of educational opportunity in Latin America. Sociology of Education, v. 83, n. 2, p. 85-110, 2010.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Instituto de Estudos Sociais e Políticos. Projeto de Sistema de Indicadores de Estratificação e Mobilidade Social. Rio de Janeiro: UERJ/IESP, 2008.

VALLET, Louis. The dynamics of inequality of educational opportunity in France: change in the association between social background and education in thirteen five-year birth cohorts (1908-1972). In: ANNUAL MEETING OF THE RESEARCH COMMITTEE ON SOCIAL STRATIFICATION AND MOBILITY OF THE INTERNATIONAL SOCIOLOGICAL ASSOCIATION, 2004, Neuchatel. Annals... Neuchatel, 2004.

WU, Xiaogang. Economic transition, school expansion, and education inequality in China, 1990-2000. Research in Social Stratification and Mobility, n. 28, p. 91-108, 2010.

Publicado

14-03-2017

Como Citar

Alves de Brito, M. M. (2017). Novas tendências ou velhas persistências? Modernização e expansão educacional no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 47(163), 224–263. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3789

Edição

Seção

Artigos