Gestão pública, formação e identidade de profissionais de educação infantil

Autores

  • Sonia Kramer Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio
  • Maria Fernanda Nunes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação Infantil, Gestão, Formação Profissional, Políticas Educacionais

Resumo

O artigo trata da gestão da educação infantil e das políticas de formação de profissionais da área. Buscou resgatar histórias de formação das profissionais responsáveis pela gestão da educação infantil nas Secretarias Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro. O texto está estruturado em três partes. A primeira contextualiza a pesquisa, traz questões de natureza metodológica sobre o questionário aplicado nos municípios e sintetiza dados obtidos com esse instrumento. A segunda aborda as entrevistas realizadas com as profissionais no que diz respeito ao referencial teórico-metodológico, traz aspectos práticos da sua realização e apresenta uma síntese das principais categorias que emergiram dos relatos. A terceira parte focaliza o tema da gestão, identidade e formação. As entre vistadas falam do contexto em que atuam, de hierarquia e poder, revelando situações em que a precariedade, a falta de condições materiais e humanas, o despreparo e o improviso convivem com a dedicação, o idealismo e o compromisso profissional.

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Biografia do Autor

Sonia Kramer, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio

Maria Fernanda Nunes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

31-08-2007

Como Citar

Kramer, S., & Nunes, M. F. (2007). Gestão pública, formação e identidade de profissionais de educação infantil. Cadernos De Pesquisa, 37(131), 423–454. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/364

Edição

Seção

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