Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor

Autores

  • Cibele Yahn Andrade Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas
  • J. Norberto W. Dachs Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Acesso à Educação, Discriminação no Ensino, Classe Social, Raça

Resumo

São analisadas as contribuições da situação econômica e da raça/cor da pele no acesso à escola, até o ensino superior, considerando as principais transições escolares e grupos etários, usando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2003. As variáveis renda e raça/cor afetam com intensidades diferentes as diversas faixas etárias e transições escolares. As restrições que levam ao reduzido percentual de jovens com acesso ao ensino superior dependem do número de vagas neste nível de ensino, mas parecem ser mais determinadas pelo pequeno contingente de jovens brasileiros que consegue completar o ensino médio, atingindo a qualificação formal necessária para o acesso ao ensino superior. Somente 40% dos jovens de 18 a 24 anos possuem o ensino médio completo, sendo que 13% tiveram acesso ao ensino superior. A situação econômica é um determinante mais importante do que a variável raça/cor, embora essa última variável apresente influência em todas as faixas de renda. Finalmente, estuda-se a distribuição dos alunos de ensino superior nesta faixa etária nos estabelecimentos públicos e privados.

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Biografia do Autor

Cibele Yahn Andrade, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas

J. Norberto W. Dachs, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

31-08-2007

Como Citar

Andrade, C. Y., & Dachs, J. N. W. (2007). Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor. Cadernos De Pesquisa, 37(131), 399–422. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/363

Edição

Seção

Outros Temas