Agruras dos avaliadores: em busca de qualidade na pesquisa em educação

Autores

  • Marcos Villela Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS –, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Magda Floriana Damiani Universidade Federal de Pelotas – UFPel –, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Palavras-chave:

Produção Técnico-Científica, Análise Crítica, Pesquisa Educacional, Agonismo

Resumo

 

O objetivo do ensaio é pautar algumas consequências do produtivismo a que a comunidade acadêmica tem sido compelida, nos últimos anos. Mais particularmente, vamos tecer considerações e fazer ponderações em torno de dois episódios de avaliação de trabalhos científicos no campo da educação. Após delinear breve preâmbulo, procedemos a análise, pontuando ideias e dilemas passíveis de debate. Concluímos ponderando a abertura ao outro como exercício em que experimentamos a nossa própria tomada de posição simetricamente à tomada de posição do outro, como prática de negociação. A pluralidade de ideias é pressuposto fundamental e consideramos avaliador e leitor um par agônico que se pauta por argumentos plausíveis: ambos precisam se reconhecer na legitimidade das suas posições e, por isso, não se trata de avançar na direção do aniquilamento mútuo, mas do reconhecimento de que cada um constitui o outro não como adversário, mas como par, legítimo e razoável.

 

 

 

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Biografia do Autor

Marcos Villela Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS –, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS –, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Magda Floriana Damiani, Universidade Federal de Pelotas – UFPel –, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora da Universidade Federal de Pelotas – UFPel –, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

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Publicado

11-12-2015

Como Citar

Pereira, M. V., & Damiani, M. F. (2015). Agruras dos avaliadores: em busca de qualidade na pesquisa em educação. Cadernos De Pesquisa, 45(158), 818–837. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3332

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