A formação docente no contexto da inclusão: para uma nova metodologia

Autores

  • Fabiana Luzia de Rezende Mendonça Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Daniele Nunes Henrique Silva Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Palavras-chave:

Formação de Professores, Deficiência Intelectual, Educação Inclusiva, Exclusão Social

Resumo

O presente artigo consiste em um estudo teórico sobre questões referentes à inclusão escolar, à deficiência intelectual e à formação de professores. Discute-se a temática da inclusão na contemporaneidade, circunscrita por tensões entre o respeito às diferenças e as práticas excludentes que emergem no contexto educacional. À luz da Psicologia Histórico-Cultural e dos princípios da clínica da atividade, aponta-se uma importante possibilidade teórico-metodológica para a formação de professores que, a depender da qualidade das intervenções realizadas pelo pesquisador, pode permitir ao coletivo docente a ressignificação de sua práxis.

 

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Biografia do Autor

Fabiana Luzia de Rezende Mendonça, Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutoranda do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – UnB –, Brasília, Distrito Federal, Brasil; psicóloga do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília, Distrito Federal, Brasil;

Daniele Nunes Henrique Silva, Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde – PG-PDS – do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – UnB – Brasília, Distrito Federal, Brasil;

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Publicado

30-09-2015

Como Citar

Mendonça, F. L. de R., & Silva, D. N. H. (2015). A formação docente no contexto da inclusão: para uma nova metodologia. Cadernos De Pesquisa, 45(157), 508–526. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3274

Edição

Seção

Artigos